terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fratura de Fibula (Perônio) Recuperação.

Decidi postar esse blog sobre minha recuperação de uma fratura de fibula que sofri durante um treino de Hapkido. Após o ocorrido pesquisei bastante na internet, porém achei as postagens muito vagas para esse tipo de fratura.


Aconteceu no domingo dia 11 de Dez 2011 durante um exame de faixa, a foto abaixo foi tirada horas depois da fratura, quando eu aguardava o primeiro raio-x. Até então não sabia que havia fraturado, achava que era apenas uma torção e com uma semana ou quinze dias já estaria tudo resolvido.

Com o raio-x vem a confirmação da fratura, hum...
O primeiro pensamento é quanto tempo vou levar para me recuperar, o médico até que foi bastante otimista e me falou de seis a oito semanas; achei bastante tempo, mas fazer o que, "o leite já estava derramado".

Vem a cirurgia, até que fui um cara previlegiado, a fratura ocorreu no domingo e na quarta-feira (três dias depois) eu já estava sendo operado. O médico que fez a cirurgia me informou que a recuperação levaria de 60 a 90 dias, hum..."e eu que achei seis semanas muito'.
Acordei no meio da cirurgia, meio grogue, com frio e aquele monte de luzes em cima de mim.
A foto abaixo é o raio-x tirado na mesa de cirurgia.

Voltei para casa no dia seguinte, três dias depois na consulta conversei com o médico sobre a possibilidade de trocar a imobilização por uma bota de velcro, ele falou para que eu aguardasse e marcou uma nova consulta para cinco dias depois.
Cinco dias depois, retornando ao médico ele me falou que não havia mais necessidade da imobilização e retirou os pontos da cirurgia, fiquei contente, afinal nove dias depois da cirurgia eu já estava sem a bota imobilizadora, ele també me falou para que começasse a mexer os dedos e em seguida o tornozelo.

 Bom, após as festas de final de ano retornei ao médico com 30 dias após a cirurgia; o médico achou que eu fui preguiçoso, os dedos estavam se movimentanto, mas o calcanhar quase nada. Na minha opnião eu deveria ter começado a fisioterapia com no máximo 15 ou 20 dias após a cicurgia (o Rogério Ceni do SPFC teve uma fratura semelhante e iniciou a fisioterapia no dia seguinte após a cirurgia).
Para melhorar essa movimentação o médico marcou 10 seções de fisioterapia, lá conheci um cara que teve uma fratura semelhante e que com 30 dias o médico já havia autorizado a andar, fiquei otimista, meu retorno ao médico aconteceria em 15 dias, ou seja, se o médico dele autorizou ele a andar com 30 dias, o meu me autorizaria com 45 dias.

Cheguei na consulta de 45 dias o médico me encaminhou ao raio-x, pensei, hoje saio daqui andando.
O médico autorizou apenas a descarga parcial do peso, ou seja, pode começar a fazer o movimento de andar, mas com o apoio das muletas e mais 10 seções de fisioterapia.
O que me deixou intrigado é que olhando o raio-x a fratura ainda está lá, não dá para perceber nenhuma melhora;
 

 

No dia seguinte a fisioterapeuta me explicou que é assim mesmo, que o osso vai levar um tempo para calcificar, mas que com a placa e a formação do calo osseo já é possível andar.

Retorno ao médico com 60 dias após a cirurgia, "agora vai".
Ansioso para retornar ao trabalho e poder fazer algumas coisas do dia a dia sem o incomodo das muletas.
Embora a radiografia continua a mesma com a fratura ainda bem visível,

o médico me autorizou a retirar as muletas, porém alertou que no carnaval eu deveria fazer parte do bloco "concentra, mas não sai".
Ele marcou mais 10 seções de fisioterapia, mas na terceira seção eu já estava andando com uma muleta só. Quatro dias após a liberação do médico já conseguia fazer caminhadas curtas, como ir ao banheiro, sem o auxilio das muletas; acredito que mais 10 ou 15 dias já estarei andando bem.

Vou aguardar o próximo retorno que deve ocorreu no dia 01/03.

225 comentários:

  1. CARA MEU CASO, FOI MAIS SIMPLES, MAS O MEDO E RECEIO É DO MESMO TAMANHO...JÁ TENHO 40 DIAS DE PÉ ENGESSADO PQ NÃO PRECISOU DE SIRURGIA, NÃO GOSTO DAS MULETAS, ANDO PULANDO SEM APOIAR O PÉ, CLARO, SERÁ Q DIA 27, Q É QUANDO TAH MARCADO NOVA CONSULTA, EU VOU ESTAR BOM??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão a fibula no dia 15 de novembro, no dia dezesseis operei,no dia 17 tive alta, será dias após tirei o gesso e coloquei a bota robofoot com autorização de apoio do pé sem carga de peso, após mais sete dias tirei os pontos e com autorização para andar, ñ fiz fisioterapia e sai andando com a bota é claro! Estou andando muito bem e ñ sinto dor e meus movimentos estao muito bons, até desconfio setá mesmo que fraturei a fibula? Nem muletas eu uso e só fatei um mes de operada dia 16.to achando tudo muito estranho.

      Excluir
    2. Quebrei a fíbula a 8 dias somente vou operar sexta feira fiquei feliz com seu comentário parabéns tomará que aconteça o mesmo comigo.

      Excluir
  2. Meu cada caso é um caso.
    Acredito que na próxima consulta o calo ósseo já esteja formado e teu médico vai liberar a descarga parcial de peso, ou seja, vc vai ter que se acostumar com a muleta.
    Ele deverá marcar uma nova consulta para dali 30 dias, nessa nova consulta ele deverá liberar para vc andar sem muleta (para atividade física, considere pelo menos 150 dias após a fratura).
    Amigo boa sorte e cuidado, um dia fui até o banheiro sem muleta e no caminho tive uma queda, por sorte consegui virar o corpo e preserva o local da fratura; já vi casos em que o paciente teve que passar por nova cirurgia após uma queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei encontrar este espaço de troca, no dia 15/10/2016 fraturei o perônio,o maléolo da tíbia, e uma fissura tb, acho que foi meu presente pelo dia dos professores, na emergência o médico disse que era cirúrgico, mas resolvi buscar outras opiniões, no dia 19/10/2016 o primeiro médico fez um segundo raio X, imobilizou-me, e pediu que eu retornasse na semana seguinte, neste mesmo dia o segundo médico já pegou o encaminhamento do próprio médico da emergência, e imediatamente encaminhou a solicitação de cirurgia urgente ao meu plano de saúde, mas até hoje 25/10/2016 não fiz, receio que o tempo esteja passando e isso não ser muito bom. Algum de vcs mora no Rio de Janeiro? Operaram onde é com quem? Desculpe-me a indiscrição. Aguardo retorno, foi um prazer.

      Excluir
    2. Cto Madureira super indico . Operei a fibula tem 5 dias

      Excluir
    3. Desculpe-me a demora pelo retorno, realizei a cirurgia em 11/11/16, ontem completei quinze dias, ainda não tirei os pontos. E vc como está a que "pé" está a sua recuperação?
      Está tranquilo? Estou achando incômodo.

      Excluir
  3. Me identifiquei muito com o seu relato. Também quebrei o tornozelo e 45 dias depois da cirurgia(a cirurgia foi dia 07/03/12) fui crente que iria sair andando da clínica e, como vc, voltei decepcionado. Vc disse que iria retornar dia 01/03, o que aconteceu a partir daí? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retornei ai médico em 01/03 e tudo estava ok, porém ele ainda me proibiu de praticar esportes, mas liberou a bicicleta (desde que, de forma moderada).
      Retornei novamente agora no final de maio e o médico liberou esporte, também informou que não há mais necessidade de retornar nele; mas ainda sinto o tornozelo travado, principalmente quando fico um tempo parado.
      li uma matéria que diz que o ideal é iniciar a fisioterapia com um ou dois dias após a cirurgia, que em muitos casos com dois meses a pessoa já está caminhando e com três já pode voltar a praticar exercícios.
      Essa semana vou começar a fazer uma série de exercícios por conta, em casa mesmo; espero que até o final do ano eliminar esse travamento.
      boa sorte e boa recuperação.

      Excluir
    2. Foi fácil pedalar?
      O meu médico disse que só com 5 meses eu poderia voltar....
      Desconfio que seja pelo fato de ter fraturado numa queda de bike e ele achar que posso cair novamente.

      Excluir
  4. Olá, tive o mesmo tipo de lesão que a sua, hoje dia 14/04/12 faz exatos 1 mês e 15 dias de cirurgia porém o médico não prescreveu ao menos fisioterapia. Fico no aguarda pra que informe sobre o seu avanço. Caso alguém queira ver o vídeo da minha queda, está aqui o link : http://www.youtube.com/watch?v=---MDR0VZgQ
    Desejo melhoras pra todos que sofreram com o mesmo tipo de lesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara teu vídeo é forte heim...
      meu comece já a fazer movimentos, primeiro com os dedos e depois com o próprio tornozelo; li matérias que as pessoas iniciam esses tipos de "trabalho/fisioterapia" logo após a cirurgia e isso vai fazer a diferença para vc ter uma recuperação rápida.
      Meu médico me liberou para andar 70 dias após a cirurgia e 180 dias para praticar esportes, quem inicia a fisioterapia nos primeiros dias após a cirurgia anda com 45 dias e pratica esporte com 90 dias.
      boa sorte e boa recuperação.

      Excluir
    2. Ola. Obrigada pelas informacoes. Me ajudou muito. Eu tive uma fratura bem parecida com a sua. Uma placa e 5 pinos no maleovo lateral. Um dia apos a cirurgia o medico me disse para eu movimentar o pe para cima e para baixo. E ja no outro dia ja fui para a fisioterapia. Fiquei internada uma semana para observacao. Nao inchou nada e o corte foi grampeado e colado e eu nao precisei tirar os pontos.
      2 semanas apos a cirurgia ja pude por o pe no chao e andar com uma carga de 20kg (1/3 de meu peso).
      E eu ia uma vez por semana na fisio mas antes tinha que passar no medico para ele me liberar dai toda semana eu aumentava a carga. 3 semana 30kg. 4 semana 4a0 50kg e 1mes ja podia andar 100% sem muletas(mas somente dentro de casa e nao andar muito) , tambem fui liberada a usar bicicleta erometrica de modo facil e pouco tempo. Semana que vem irei ver como sairei. Meu medico tinha me dito que em 2 meses apos a cirurgia eu ja volto ao trabalho.
      Demora 1 ano e meio para o osso ficar 100% dai ele disse que eu posso tirar a placa caso isso me incomode.
      Quanto a pratica de esportes eu ainda nao sei. Sou montanhista e isso requer muito de meu tornozelo.
      Estou tomando todos os cuidados possiveis sefuindo a orientacao medica. Tenho medo de ter uma pseudartrose.
      Obrigada mais umaa vez

      Excluir
    3. Hoje fui ao medico e ele disse que eu nao preciso dazer mais fisioteeapia. 2 meses apos a cirurgia. Manco muito pouco mas o tornozelo continua travado.
      Ainda nao posso correr ou pular ou carregar peso.

      Excluir
    4. Tive uma fratura na fibula também, mais ate agora não coloquei gesso e isso já tem 25 dias sera que colou o danado desse osso? Ou terei que fazer outro raio X pra saber se já esta colado ou não

      Excluir
    5. No meu pé so esta a tala com a faixa!

      Excluir
    6. Boa noite. E ai melhorou estou na mesma situação de notícias.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. cara hj ta fazendo um mes que quebrei fibula e tornozelo, e tres semanas da cirurgia, to com bota de velcro, o medico me disse seis semanas mas eu por conta to apoiando o pe no chao, hj, entrei nesse blog porque tava com medo de estar sendo precipitado, claro que meu tornozelo ta meio inchado, mas eu ando(com a bota) e sem soltar totalmente o peso, estou pensando em arranjar uma bengala em vez de muletas, lendo esses depoimentos vou continuar forçando...valeu

    ResponderExcluir
  7. pessoal, boa noite. Me identifiquei bastante com os diversos relatos e vejo que todos estao passando ou passaram por situacao semelhante a minha. Eu sofri uma torcao muito forte, durante uma partida de voleibol, seguida de fratura na zona distal da fibula. O medico me disse que fiquei no limite entre a cirurgia e o tratamento com imobilizacao com gesso. Preferi o gesso, basicamente por nao estar em minha cidade e pq morro de medo de cirurgia. Tudo aconteceu em 06/10/12, e dia 14/11/12 retirei o gesso. Pensei que sairia andando do consultorio, mas o rx mostrava que a fratura ainda era visivel. O tornozelo ainda estava bem inchado. Comecei a fisioterapia no dia 20. Por exeriencia de voces, qundo devo andar normalmente? Meu tornozelo ainda esta bem rigido, mas ja consigo movimenta-lo, ficar de pe com os.dois pes no chao, sem carga no lesionado, mas percebo que incha um pouco e fica vermelho. A musculatura da batata da perna foi pro saco, ta parecendo uma teta caida. O que devo esperar da minha recuperacao? Aguardo o comentario dos amigos. Desculpe pela falta de acentuacao. Nao sei como fazer no tablet. Luciano pereira - Rio Paranaíba- mg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada caso, é um caso...
      não se pode abusar, tem que tomar cuidado com acidentes, mas também tem que se procurar uma recuperação rápida; para se ter uma idéia o Kleber (jogador do Palmeiras, Gremio e Cruzeiro) voltou aos treinos após 60 dias da operação.
      Hoje quase um anos após a fratura, onze meses após a cirurgia, meu tornozela ainda continua meio travado; a fíbula trabalha muito pouco com a sustentação do corpo e muito com a movimentação do tornozelo, por isso que trava.
      Voltei a treinar Hapkido essa semana, tenho em mente que acidentes acontecem, mas vou tomar alguns cuidados extras.
      Com a volta aos treinos, provávelmente vc vai recuperar a musculatura, o movimento (no meu caso a coxa e a "batata" também diminuiram bastante; é até engraçado, pois uma perna está mais fina que a outra); mas é preciso analisar o que aconteceu e verificar se há algo a fazer para minimizar o risco de uma nova fratura.

      Minha curiosidade é na velhice, será que os fraturados terão alguma dificuldade ??

      Força amigos !!!

      Excluir
    2. Olá! Alexandre Cardilo,
      Parabéns! e muito obrigada pela iniciativa desse Blog. Me ajudou bastante e acredito que vai continuar ajudando na minha recuperação.
      Eu fraturei a fíbula no dia 08 de Outubro de 2015. Vou retirar os pontos no próximo dia 30, portanto muito recente.
      Muito bom saber que você está totalmente recuperado e isso nos traz muitas esperanças.
      Tenho essa preocupação de ficar com uma perna mais fina que a outra, devido a falta de exercícios.
      Se você já tiver tipos de exercícios que nos ajude a recuperar a musculatura da perna, nos passe essa informação que será muito importante.
      Continue nos dando notícias suas, que espero sejam as melhores.
      Um grande abraço,

      Excluir
    3. Amigos também fraturei o tornozelo coloquei placa e 7parafusos o ideal é mexer os dedos e movimentar o tornozelo assim que puder pois evita ficar travado colocar o pé pró alto sempre que possível pois vai ajudar a desinchar para fortalecer a musculatura da panturrilha e melhorar os movimentos aconselho uso de teraband um elástico que é usado para fisioterapia têm alguns exercícios no YouTube fácil de fazer em casa boa sorte a todos

      Excluir
    4. Amigo, quando retirou o gesso depois de quanto tempo você começou a andar? Fez fisioterapia?

      Excluir
  8. Amigos eu também passei por esse processo dolorido! Cai no dia 18/10/12 e realizei a cirurgia no dia 24/10, pós cirurgia sofri dores fortes.Recebi alta e começou minha luta, 42 dias sem por o pé no chão. Retornei ao médico após o último raio x, a minha fratura solidificou. Estou fazendo fisioterapias, mas confesso estou com muito medo ainda e meu tornozelo incha muito. Mas tenho fé em Deus que logo retornarei com passos firmes. Muito legal esse blog, passa confiança pra quem passa por esse problema,Meu nome é Sandra Helena

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia pessoal! Dia 3/11 fui conhecer a Serra da Canastra, e quase chegando a uma cachoeira torci o pé. Na hora ficou muito inchado, mas com o total despreparo do guia, tive que voltar andando cerca de 1 km até o carro da empresa de turismo, esperar o pessoal retornar da cachoeira, e só assim voltar à cidade. No dia seguinte, ao retornar à minha cidade e ir ao medico, achando que iria somente colocar um gesso... o medico ao analisar o raio x, diz que tive uma fratura da fibula e teria que passar por cirurgia, porem teria que esperar o inchaço melhorar. A operação foi dia 9/11, e na cirurgia o medico viu que tinha rompido ligamento, e além da placa e parafusos para fixar a fibula, teve que colocar um parafuso maior prendendo a fibula à tibia, pois esses ossos estavam afastados, mas este parafuso maior será retirado dia 20/12. Estava com muito medo da cirurgia, mas ocorreu tudo bem, talves agora vejo que está sendo mais dificil suportar o repouso, pois eu tinha uma vida muito agitada, e ficar a maior parte do tempo deitada não está sendo facil. Mexo os dedos normalmente, mas o tornozelo mexo muito pouco, quase nada, e assim como vc, o medico disse que eu fui preguiçosa demais (mas por mais força que eu fiz, não conseguia mexer), e que o tendão do calcanhar pode ter encurtado, e entao comecei a fisioterapia pra voltar a mexer o tornozelo, mas fisioterapia mesmo pra voltar a andar, só depois da cirurgia pra retirar o parafuso maior. Desejo à todos boa recuperação. Francely.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francely, os movimentos foram recuperados?

      Excluir
    2. como conseguiu recuperar os movimentos
      por favor nos de alguma dica para ver se nos ajuda
      pq esta muito dificil a recuperacao dos movimentos.

      Excluir
  11. EU sofri uma fratura na fibula na altura do tornozelo, igual ao seu, no dia 20 de setembro. Cai de uma altura de 4 metros dentro do mar e "por sorte" só quebrei a fibula. Fiquei 1 mês com o pé engessado mas não adiantou de nada. Minha fratura estava se afastando e o medico disse que não teria mais como voltar e que a unica solução seria fazer uma cirurgia. Me operei no dia 1 de novembro. Minha irurgia está muito parecida com a sua. A unica diferença é que tenho um parafuso a mais dentro do osso ligando a parte fraturada. Sai do hospital no dia seguinte e com recomendações de não colocar o pé no chão até que fosse autorizado.

    Deveria começar a fisioterapia logo em seguida, mas nenhuma clinica próxima a minha casa tem vaga (muitos acidentes de moto causaram isso). Então comecei a movimentar o pé por conta própria. Nos 3 primeiros dias tudo estava muito inchado, e eu não conseguia alcançar muitos movimentos, mas a medida que foi diminuindo recuperei todos os movimentos. Olhei alguns videos no Youtube de como eram os exercicios na fisio para esse tipo de lesão e tentei reproduzir cuidadosamente sozinho com os recursos que tenho. Comprei uma bola e uso um rolo massageador. Hj, a 1 mes e 10 dias de operado não sinto diferença entre os movimentos de nenhum dos pes. Consigo girar, dobrar torcer normalmente, como se nada tivesse acontecido e sem nenhum tipo de dor.

    Quanto a fratura, cicatrizou perfeitamente, tirei os pontos 19 dias depois de operado e no raio x estava tudo perfeito. Dai, só resta ter paciencia e esperar. Meu retorno ao medico está marcado para 14 de janeiro. Sai do hospital muito triste, pq mesmo ja com quase um mes de operado, teria que ficar quase 2 meses para voltar e ter uma nova consulta. Mas na ultima segunda liguei para meu medico para falar sobre a possibilidade de usar uma bota ortopedica e ele me disse que seria desnecessário. E que quando completasse 45 dias de operado, deveria ir em uma balancia de farmacia com as moletas e pressionar a perna fraturada o maximo que eu pudesse. O peso que eu conseguisse empurrar será o peso que eu poderei colocar sobre a perna. Mas ainda faltam 5 dias pra isso.

    Ele falou que em 14 de janeiro, com 75 dias de operado, ele já irá me liberar para andar e terei apenas que continuar com a fisioterapia. Hj tentei andar, dei 3 passos, tranquilamente, sem dores nem nada anormal. Mas achei melhor não forçar e parei. Da vontade de continuar e querer voltar a ter uma vida normal. Mas tem q ser paciente.

    Que aliás é a pior parte. Já não tenho animação pra quase nada. Estou completamente fora da rotina que sou acostumado e sinceramente, não sei muito como me dar com isso. Fazem quase 2 meses que estou em casa sem sair para canto nenhum e minha unica pespectiva é que a vida volte ao normal em janeiro. ate lá, resta esperar.

    ResponderExcluir
  12. '-' Quebrei a fíbula também pouco mais a cima do que a sua, ao chutar uma bola com a perna direita, pisei em falso com a esquerda... estralou na mesma hora do chute e cai de vez [estava trabalhando, fui chutar a bola de volta para um campo enfrente onde trabalho] não sabie que tinha quebrado, pensei só ter tirado o tornozelo do lugar, pois meu pé estava mole ao tentar levantar.
    Fui pro médico, com o raio-x foi comprovado que quebrou, fiquei 15 dias com uma tala, quando voltei do mesmo jeito, então se foram mais 15 dias de Gesso agora... retornando ao médico, ele disse que o osso estava na posição já, então, lá veio outro gesso agora com salto [aquela borracha embaixo] ele disse que era pra forçar o osso a colar, voltei nele com 20 dias, ele disse que o osso estava calcificando, mandou eu largas as moletas e começar a fazer fisioterapia [3, sessões] dia 30 agora fazem 5 meses do ocorrido, ainda está bastante inchado, e meu tornozelo tá alto o lado externo, passei por ele na ultima segunda (24) para pegar um laudo, pra levar ao INSS. Ele me disse que o osso estava colado [e pude ver no raio-x] e que estaria de alta quando terminasse as 10 seções que faltam, to fazendo pelo sus e a burocracia embaça. Ainda manco um pouco pois o meu pé está dígamos que 80% bom... meio travado pro movimento de cima.

    ResponderExcluir
  13. Também quebrei a fíbula escorregando no molhado ao chegar em meu trabalho nem estava de salto estava com um sapatilha baixa MOLECA com um pequeno salto atrás que não recomendo para ninguém. Quando vi o raio-X pensei que estivesse apenas com o tornozelo fora do lugar, mas na sala do médico ele me disse que estava quebrado e que ficaria 40 dias de recuperação, meu mundo caiu, pois sou professora e estávamos no inicio do ano letivo(25/08/2013) e ainda tenho uma filha pequena.A maior preocupação dele era com os ligamentos que poderiam ter rompido, fiz o exame de ultrassom 3 vezes e estava tudo normal, mas pelo tipo de inchaço ele acredita que estejam rompidos, fiquei com a imobilização por 30 dias e para minha surpresa quando fiz o raio-x nada estava colado, chorei muito com a noticia da cirurgia, mas acredito que seja uma forma do osso ficar mais resistente já que tenho mais de 30 anos, não sei quando será a cirurgia ,mas quero fazer logo para me recuperar e voltar a minha rotina, pois o maior sofrimento e a espera, a indefinição, a incerteza. Meu maior desejo no momento é andar. Os depoimentos me ajudaram muito e Deus ajude a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edriana, hoje fiz 4 semanas de imobilização com gesso, fiz um novo raio-x e aparentemente a fratura também não está colando muito.. no entanto o médico disse que estava normal.. você teria uma foto do antes e depois para eu ver se parece com os meus raio-x? abs e melhoras

      Excluir
    2. Edriana também sou professora e escorreguei de rasteirinha. Já fiz cirurgia e tem 1 mês da queda, mas meu tornozrlo está inchado e sinto muitas dores. Minha maior preocupação é após recuperada se aguentarei ficar 12 aulas em pé. Estou desanimada

      Excluir
  14. Quebrei a fibula e tornozelo em 24 de março e após 60 dias o médico liberou apoiar e iniciar o processo de carga mas eu tenho muito medo de caminhar. Estou fazendo os movimentos de caminhada com a ajuda das muleta,mas o medo de cair e o formigamento no pé são insuportáveis. Eu fico insegura pq no raio x da a impressão que a fratura não mudou nada que qualquer maior esforço o osso da fibula vai partir de novo. O tornozelo ainda está muito duro apesar de várias sessões de fisioterapia. Com os relatos de vcs vejo que e normal o que tô passando mas eu tenho muito medo.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de compartilhar minha experiência, pois por tudo que li, deve considerar que tive uma boa recuperação.
    Pois bem, na madrugada do dia 09/02/13, por volta das 2hrs da manhã,depois de um "idiota" tombo, quebrei minha fíbula. Só pude procurar orientação médica após 12 hrs do ocorrido. Já não conseguia apoiar meu pé no chão e o tornozelo estava bem inchado. No P.S. foi diagnosticado a fratura, e indicação cirúrgica. Como faça tratamento para o quadril, liguei para meu médico e pedi indicação de cirurgião.O cirurgião indicado só tinha disponibilidade para a cirurgia para o dia 12/02. Fiquei com imobilização neste dias, medicada e sem dor. Realizada a cirurgia pela manhã do dia 12/02,foram colocadas 7 parafusos e 1 placa metálica. No dia seguinte,recebi a visita médica e foi drenado o corte. Doeu muuuuito e fiquei com muita dor e imaginei o quanto sofreria dali para frente. Graças a Deus....ledo engano!Recebi alta no dia seguinte com a prescrição do Robofoot e que em casa mesmo, 3x dia, começasse a fazer fisioterapia em casa com a faixa, puxando o pé para minha direção. Não podia por o pé no chão e só podia andar com apoio de muleta. Não tomei antibiótico, e só foi prescrito anti-inflamatório e analgésicos. Tomei só nos 3 primeiros dias, mas de fato, não tinha dor.
    Após 7 dias, voltei ao médico e foi liberado fisioterapia em clinica.Com 15 dias, liberado apoio no chão e com 21 dias fisioterapia com carga. Com 45 dias foi liberado tirar o Robofoot e prescrito mais 10 sessões de fisioterapia para alongamento e fortalecimento, pois a esta altura já andava apenas com o tal "medo".O médico me disse que assim que conseguisse poderia voltar a dirigir, pois era apenas uma questão de conseguir apertar a embreagem. Fiquei muito feliz em voltar a dirigir. Isto aconteceu uns 60 dias após a cirurgia.Ao todo foram 30 sessões de fisio, sendo as 10 últimas em dias alternados. Hoje 4 meses após a cirurgia, me incomoda ainda o tendão posterior e claro os benditos pinos que são sensíveis quando encosto em algo mais duro, sei que eh normal pois a cirurgia internamente ainda não esta 100%!A cirurgia me apavorava muito, pois nunca havia feito nenhuma, cogitei ficar com gesso, mas o médico me informou que seria no minimo 45dias de bota de gesso ou mais. Não me arrependo nenhum um pouco.

    ResponderExcluir
  16. meu nome é claudio e tive uma fratura na fíbula parecida com a de alexandre , no dia 1ª de junho 2013 enquanto jogava futebol meu tornozelo saiu do lugar ficou todo torto, fui para o hospital tirei o raio x o que comprovou a fratura ,estava sentindo algumas dores mais nada que eu não conseguisse suportar, mas, dor mesmo eu senti quando medico colocou o pé no lugar , puta que pario!, depois disso o pé foi colocado no gesso e a cirurgia marcada para o dia 13 , fiz a cirurgia colocou uma placa pegou 7 pontos. No dia seguinte fui para casa fiquei em repouso nos três primeiros dias, depois já comecei a mexer o pé pra cima pra baixo bem devagar os dedos também , como sempre os sintomas são iguais aos de todo mundo que passou por isso, tudo travado, enxado, pouco movimento, tudo dolorido, panturrilha mole mole sem rigidez, uma merda mesmo. Tirei os pontos dia 25 não estou usando bota ou gesso só as muletas, três dias depois comecei a colocar o pé no chão bem devagar pra não forçar muito usando as duas muletas , não senti dor alguma no local da cirurgia só o dolorido no tornozelo inteiro, mais nada que me atrapalhasse forçar mais um pouquinho, dia 29 eu soltei a outra muleta e coloquei o peso parcial do corpo no pé e acho que to indo bem, o retorno ao medico é só dia 24 de julho pra fazer uma revisão, tudo pelo sus , o medico não me aconselhou nada e nem tinha tempo com tantas ocorrências , fisioterapia esta sendo por iniciativa própria sem ajuda nem conselho de profissional algum, não me orgulho disso nem sei se estou fazendo o correto, eu sei que a dorzinha que eu sentia toda vez que colocava o pé pra baixo passou depois da cirurgia. O resto dessa novela eu conto a vocês depois do dia 24 de julho, vamos ver o que o medico vai falar da recuperação, ou vai estar bem adiantada ,ou eu vou tomar uma bronca e me lascar de uma vez kkkkkk . fiquem com Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Sofri esta fratura, operei e coloquei a placa com 6 parafusos 3 dias depois do acidente (jogando futebol), estou com 20 dias de operado, acredito estar indo tudo bem, sinto menos dores, mas nem em sonho tenho coragem de forçar a perna. O médico me deu 3 meses de afastamento do trabalho, mas acredito que em 2 já esteja andando normalmente. Começo a fisioterapia (20 dias seguidos) na semana que vem, espero que ao fim dela já possa andar. Galera, estou esperançoso demais ou existe a possibilidade de andar mesmo com 2 meses? Deem dicas para recuperar mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe galera, o acidente aconteceu justamente no meu primeiro dia de férias, um desastre...hehe....caso me recupere logo, com os 3 meses de afastamento espero simplesmente ter adiado as minhas férias pro ultimo mes de afastamento, pois nao considero ficar em cima de uma cama de pé pro alto como férias, se for pra ficar assim, prefiro ir trabalhar...muito ruim...férias pra mim é sair pra curtir a vida...

      Excluir
    2. No meu caso foi 3 dias antes de sair de férias! rs

      Excluir
    3. Olá! Marcio Fernando,
      Meu acidente ocorreu no dia 08 de outubro de 2015, antes do feriadão de 12 de outubro cheia de programação para o feriado.
      Sofri uma fratura na fíbula, operei e coloquei a placa e 7 parafusos, quase não sinto dores, só formigamento no pé. O médico me deu 60 dias de licença e orientou para colocar o pé no chão só após esse prazo.
      Tenho muita curiosidade em saber como foi sua recuperação, o que você fez que deu tudo certo, pois me identifiquei muito com o seu caso.
      Um grande abraço,

      Excluir
  18. Pessoal, também senti uma falta absurda de informações na internet sobre esses casos de fratura no tornozelo!
    Eu estava em meu trabalho no dia 02/07, quando fui descer a escada e faltando apenas três degraus eu virei o salto e cai... Quando cheguei no hospital fiquei sabendo que havia quebrado o tornozelo em 3 lugares, e que seria caso cirúrgico para recuperação em 3 meses, caso quisesse colocar gesso teria uma recuperação de aproximadamente 6 meses, sem garantia de 100%. Foi ai que fiz a cirurgia no dia 08/07, o médico colocou 7 parafusos e uma placa, que não será necessário retirar depois. Uma semana depois, troquei o gesso pelo robofoot que esta sendo ótimo e um alivio para tomar banho, uma vez, que não precisamos ficar com ele o dia todo, pois o médico disse que quanto mais fizer movimento com o pé é melhor. Hoje já estou na 13º sessão de fisioterapia totalizando 20º que o médico pediu. Agora irei começar as sessões de hidroterapia que ele disse que é essencial para o movimento completo do tornozelo novamente! Espero ficar boa logo e não precisar ficar até o final dos 4 meses em casa!
    Boa sorte a todos que estão nessa situação, sem poder andar, se apoiando em muletas "que não é nada fácil" e vamos que vamos galera! Iremos nos recuperar logo!
    Caso alguém queira trocar experiências, meu e-mail: jaque_xp_rbd@hotmail.com

    BOA SORTE A TODOS

    ResponderExcluir
  19. Jogando bola fui dar um carrinho e prendi o pé no chão,fui ao medico e tirei raio-x e constatou que tinha trincado a fíbula,no raio-x era um trinquinho de 2 ou 3 centímetros!!!Desde da lesão estou usando bota ortopédica...Fiquei 1 mês sem colocar o pé no chão,a 1 semana comecei a andar com a bota (conforme recomendação do medico)e graças a deus estou andando com a bota normalmente..já ate tentei andar sem a bota por conta em risco e consegui,claro com um pouco de dificuldade!!daqui uma semana volto no medico e provavelmente vou tirar a bota e começar a fazer fisioterapia...agora voltar as minhas corridas vai demorar um tempo!!!como a minha lesão foi mais leve que os relatos que li aqui,eu acho que por isso estou me recuperando mas rapidamente!!!Como também não achei muitos assuntos a respeito disso,resolvi deixar meu relato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,
      o meu acredito que foi parecido com o seu, não precisei operar. No entanto, hoje após 4 semanas da fratura, o raio-x "aparenta" não ter havido uma consolidação do osso boa, o seu também foi assim?

      Excluir
    2. Adriano,vamos conversar? Estou apavorada ..eu tive uma queda dia 4/01 ,e horas depois estava fazendo raio X e Ultrassonografia. A médica disse que foi uma fratura da fibula tão pequena que teve que aumentar para ver direito no raio X. Ela indicou a bota (robocop) e que assim seria mais fácil tomar banho, e que eu colocasse gelo 3x ao dia. O pé continua inchado, a dor pequena.E é claro que não consigo colocar o pé no chão. Mas os relatos aqui me assustaram muito
      Todos falam de cirurgia, e no meu caso não foi indicado.A de a pediu para eu voltar a fazer raio X em uma semana
      E alguns amigos me dizem que é pouco tempo para ver algo ,e que eu devia estar usando o gesso..estou muito preocupada
      .Posso te passar meu e-mail para trocarmos experiências, pois o seu parece muito com o meu..um abraço. VAMOS LÁ: prc2202@gmail.com

      Excluir
  20. A minha fratura foi muito parecida com a do Adriano Cogo.Caí dentro de casa no dia 04/08/2013 e fraturei a fíbula.Não precisei de cirurgia pois não houve deslocamento.Coloquei a bota ortopédica e só caminhava com andador sem colocar o pé no chão.Um mês depois o médico me liberou para caminhar com a bota e 15 dias depois sem a bota.Estou completando 2 mêses da fratura....caminho muito mal e meu pé está inchado.Semana que vem vou ao médico e ele vai me indicar fisioterapia.O maior cuidado que devemos ter é no início do tratamento onde não se dece colocar o pé no chão.Uma amiga minha não seguiu as orientações do médico e fraturou a fíbula novamente.Boa recuperação à todos.

    ResponderExcluir
  21. hoje estou com 62 dias do acidente,4/8no dia 14/08 fiz a cirurgia para tirar os pinos e colocar a placa no dia do retorno ao medico olhando o raiux ele me disse que poderia andar com uma moleta e no dia 24 desse mes que eu apareca lah sem a molota,consigo andar um pouco,mais esse mes me livro da moleta.Quebra do osso tibia e fibula.

    ResponderExcluir
  22. Amigos, quebrei a fibula, 7 parafusos e mais a placa, operei dia 3/9 e hj dia 7/10, ja estou andando sem muleta e dirigindo, vou no medico dia 11, e pelo jeito nao vou precisar fazer fisioterapia, tive uma recuperação mt rapida pois em casa mesmo eu procurava me esforçar, com compressas, alongamentos e massagens...

    ResponderExcluir
  23. Galera, também venho contar meu caso:
    Fazendo capoeira tive uma torção do tornozelo e fraturei a fíbula em forma espiral. Fui direto para a emergência e o médico ficou com muita dúvida sobre fazer a cirurgia ou tratar apenas com gesso. Depois de tirar 5 raio-x do mesmo local ele resolveu tratar no gesso. Hoje, fez 27 dias da fratura e retornei ao médico levando o raio-x feito hoje.. logo quando peguei o raio-x fiquei assustado pois aparentemente a fratura não teve nenhuma evolução, os ossos continuam separados..
    No entanto, quando o médico viu o raio-x ele falou que está satisfeito e que está existindo sim a formação do calo ósseo e que a cura está dentro dos padrões.
    Troquei o gesso por bota.. alguém tem dicas para me dar sobre se é bom fazer compressa de água morna, gelo, cremes ou exercícios a partir de agora que posso remover a bota? Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!!! Minha fratura foi bem semelhante a sua.... também num giro na capoeira.Foi no dia 03/10, portanto há 23 dias...estou com a bota imobilizador e muletas, sem colocar o pé no chão. Como foi sua recuperação??

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Daniel!!! Minha fratura foi semelhante à sua, também na capoeira. Foi recente, em 03/10 e estou com bota, sem colocar o pé no chão, e muletas.. como foi sua recuperação??? Abraço

      Excluir
  24. Caros,
    Sábado dia 19/10/2013 fui dar um carrinho pra tirar a bola, fraturei a fíbula e rompi o tornozelo, no dia seguinte fiz a cirurgia estou com 8 parafusos e uma chapa, e um parafuso pra fixar o rompimento, sendo que terei que tirar um parafuso daqui 45 dias, segunda tive alta, e hoje 23/10 voltei ao médico os pontos estao perfeitos, secos e nenhum inflamado. Estou mexendo os dedos do pé pra não ficar sem movimeno, mexo um pouco o torno mas tenho medo, hoje o rapaz que fez o curativo disse pra pegar uma cinta e ficar puxando pra minha direçao. Semana que vem retorno ao médico... Quero iniciar o quanto antes a fisio... Eh isso aí caros que Deus nos abençoes sempre

    ResponderExcluir
  25. Alguém teve dificuldade ao tentar andar, de encostar o pé no chão? Parece que meu tendão encurtou. Eu não consegui andar ainda. Ele liberou hoje pra eu pisar. Faz 28 dias que fiz a cirurgia. Isso é revertido com a fisioterapia? É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline boa noite, jah estou sentindo meu tendão diferente parece que esta fora do lugar..hoje faz 8 dias da cirurgia...o ideal é você pegar uma bola ou rolo de massa e ficar no movimento de ir e voltar, como se estivesse abrindo uma massa de pizza.. Até

      Excluir
    2. Obrigada, Marco. Exatamente no dia que saí do hospital, já senti dificuldade em sentar o pé no chão. Ele parece que tá amarrado. Tô doidinha. Não dá pra andar sem força na perna, com a ponta do pé. Meu pé tem hiperflexão. Acho que isso também me prejudicou. E tem o fato que quando eu sofri o acidente, meu pé se moveu todo pra esquerda.. Talvez isso tenha prejudicado o tendão também. Não sei. Obrigada pela dica.

      Excluir
    3. Oi Aline....eu não precisei de cirurgia mas quando o médico liberou para eu caminhar eu não consegui.....acho que era medo. Também senti o pé amarrado e o tendão encurtado. Hoje após quase 3 meses da fratura faço fisioterapia todos os dias e estes sintomas estão desaparecendo. Ainda não tenho a pisada completa .Muita calma pois a recuperação não é muito rápida.Até

      Excluir
    4. Obrigada, Rejane. Ando procurando muitas informações a respeito, porque assim como vocês já foram um dia, sou marinheira de primeira viagem nesse sentido. Espero que seja a última tanto minha como de vocês, porque é muito chato estar tão dependente. E a ansiedade em voltar às atividades normais é grande. Mas é bom saber que esses sintomas são reversíveis. Obrigada a todos, companheiros de fratura, rs.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline, disponha... Amanhã 30/10 eu tenho retorno no médico, eu aproveito e faço este questionamento pra ele... Duvida está afastada do trabalho, como funciona a parte do INSS? Só por curiosidade mesmo.. Recebe integral? Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem quantos pinos? Eu tenho 9 parafusos ao todo.

      Excluir
    2. Marco, amanhã que vou pra perícia no INSS. Soube que não recebe integral não. Esse mês meu dinheiro veio total pela prefeitura, com a qual tenho vínculo. Não sei como será ao final de novembro. Assim que souber, te digo. Mas se vc tá com atestado, com o prazo que é dado para recuperação de fratura, vc deve marcar a perícia junto ao INSS, portando do encaminhamento da empresa. Aí passará pelo médico e ele deve acatar o atestado emitido pelo ortopedista. Abraço!

      Excluir
    3. Tenho 8 e uma chapa..vou tirar um daqui a 20 dias..

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Alguém de vocês sente uma dormência próxima da incisão e um puxão na lateral do pé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Aline anota meu email please: thiago.henriquebs@hotmail.com
      Fiz a pergunta do tendao, medico disse pensa numa regiao que sobe e desce e vai e volta como uma engrenagem, como ele fica nao move perde o movimento, como se fosse um carro novo ate maciar leva tempo...me passa email trocamos dicas, dormencia nao mas dor às vezes na hora de dormir pois o cerebro trabalha dormindo e movimentamoa sem saber..

      Excluir
    2. Aline,
      Eu sinto isto fazem dia 23 agora 2 meses...

      Excluir
  30. Dificil né quando menos esperamos algo entra em nossas vidas e nos vemos totalmente incapacitado de atos que antes eram automáticos.
    Eu cai misteriosamente de uma escada, digo mistériosamente porque só me lembro de estar no consultório médico para buscar meus exames e quando acordei estava em uma UTI do hospital.
    O médico disse que tive muita sorte, porque as pessoas que caiem desacordadas de uma escada na maioria dos casos morrem ou ficam paraplégicas.
    Graças a DEUS eu só quebrei a Tibia, e o úmero...
    Sim, eu estou agradecida pois mesmo com tantas dificuldades que virão eu sei que retornarei a minha rotina diária.
    Eu operei o ombro e precisei colocar uma placa e 8 parafusos, já estou entrando na 7 semana pós cirúrgica, e o joelho faz hoje 6 semanas, coloquei a placa e 22 parafusos, o joelho foi uma fratura bem complicada...
    O médico me indicou 12 sessões de fisioterapia e agora dia 05 será minha ultima sessão. O que todos precisam saber como muitos já relataram acima, que a fisioterapia é realmente muito importante, foi aonde aprendi a ir sozinha para a cadeira de rodas, a trocar de cadeiras de rodas (cadeira normal e cadeira toalete) ganhando mais autonomia em meu dia a dia, penso que isto nos dá um pouco mais de dignidade...
    Na próxima semana vou para uma clinica de reabilitação por 3 semanas em período integral, como quebrei o ombro e o joelho eu tenho algumas limitações não posso usar muletas e andadores...
    Já consigo flexionar o joelho em 60 graus e o braço levantar em 90 graus, estou confiante e após ler seu relato e tantas outras pessoas que estão passando ou passaram pelo mesmo problema resolvi dar meu depoimento também.
    Não me sinto injustiçada por DEUS, muito pelo contrário eu sou muito grata e tenho certeza que o que ele quer de mim é que eu aprenda a ter paciência. E eu tenho fé que aprenderei.
    E é o que você mesmo falou em outras palavras, um ajudando o outro fica mais fácil superar as dificuldades.
    Parabéns pela iniciativa do blog, e pela tua recuperação e que esta seja uma experiencia edificante em nossas vidas.
    E que você possa se recuperar 100% e voltar uma vida normal sem dores. ( o que desejo para mim também, risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li seu relato, como você está? Parabéns pela determinação, te desejo o melhor!

      Excluir
  31. Obrigado,
    Meu filho vai fazer cirurgia amanhã dia 25/11/2013 estou muito ansiosa,já fiz várias pesquisas e a sua postagem foi a que mais me ajudou,a minha preocupação é que ele é diabético....Muito obrigado pela ajuda.
    Att,
    Dienys

    ResponderExcluir
  32. eu quebrei a fibula dia 13/10/2013 estava de salto alto e virei o pé. o medico resolveu por tratar com gesso 6 semanas, dia 28 vou tirar o gesso, mas estou com medo porque sinto que o pé doi dentro do gesso conforme viro de lado na cama. Só quero melhorar logo para conseguir aproveitar as festas de final de ano. ficar sem caminhar é horrivel principalmente sem sair de casa.

    ResponderExcluir
  33. Fiz cirurgia tornozelo devido fratura bimaleolar com colocação de pinos e parafusos e fiquei imobilizada por uns 50 dias.Meu tornozelo está muito rígido , travado ,parece que tem algo prendendo ele atrás. Alguém passou por isso? Fez fisioterapia?

    ResponderExcluir
  34. Fraturei a fíbula dia 16/11/13, duas semanas depois fiz a cirurgia e foi colocado uma placa com seis parafusos. Uma semana após a cirurgia, retornei ao médico, e ele falou que os pontos estavam secos e autorizou o uso da bota de velcro e que aguardasse mais uma semana para retirar os pontos, totalizando assim, 15 dias depois a cirurgia.
    Hoje, 20/12/13 continuo usando a bota de velcro, sem colocar o pé no chão, ainda, e aguardando o retorno ao médico que será em 03/01/14, no qual ele realizará novos raios-x e irá solicitar as sessões de fisioterapia.
    Quando retiro a bota para tomar banho procuro ficar movimentar os dedos de maneira independente. Todos os dedos obedecem aos meus comandos, porém, o dedão não se movimenta por completo, desce até a metade, está praticamente duro, o tornozelo, ainda não procurei movimenta-lo, pois tive medo que algo aconteça.
    O meu retorno ao médico será justamente 35 dias após a cirurgia, era para acontecer antes, mas devido as festas de fim de ano atrapalhou um pouco com a agenda do médico. Este blog me ajudou muito a perceber o longo processo que é para recuperação integral e me confortou ao saber que com as sessões de fisioterapia logo logo tudo voltará ao normal. Enquanto não ando, vou exercitando a paciência de ter que ficar em casa o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esto gostado muito deste blog. Eu também fature a firula no dia 16/08/2017 .já tem 41 dias e não tive a companhamento de um médico . Porque no meu caso eu só posso da entrada no inss em março de 2018 sou pai de família..esto usado uma bota ortopédica. Mais o médico min FALOU QUI não era precizo opera . Alguém podem min da algu. Coselho

      Excluir
  35. Por favor , é normal quando já podermos pisar com o pé que sofreu cirurgia no tornozelo , ele ficar inchado e muito vermelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pois ainda está inflamado, o gelo é o melhor anti inflamatório natural. Faça compressas de gelo 3 vezes ao dia por cerca de 20 minutos. Use um pano de chão novo e limpo molhado com água gela e duas cartelas de cubos de gelo. Enrole os cubos no pano já umedecido com água gelada e envolva o local... Deixe agir por 20 minutos

      Excluir
    2. Nossa Rafael muito obrigada por essa dica do gelo. Faz 1 semana que fiz a cirurgia, fraturei a fíbula e rompi o tendão. O retorno no médico é só na segunda 02/10 e está inchando e doendo muito. Vou fazer compressas com gelo para ver se alivia um pouco.

      Excluir
  36. Rayson Alexandre a minha fratura foi como a sua mas é bimaleolar ou seja quebrei no dia 9 de Setembro de 2013 a fíbula e o maleolo do tornozelo... A dica que te dou além da paciência é que você mexa com o tornozelo para cima e para baixo faça movimentos de rotações para esquerda e para a direita. Assim vc não vai ficar com os músculos endurecidos... Relaxa que sua fratura está imobilizada por dentro, por isso colocaram a placa... e só coloca o pé no chão com carga se o médico autorizar pois corre o risco da haste entortar. . MAS se quiser pode fazer os movimentos de caminha com o uso das muletas sem colocar carga do peso do seu corpo

    SÔNIA é normal incha pois ainda está inflamado. Faça compressas de gelo 3 vezes ao dia por cerca de 20 minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tive medo de fazer qualquer movimento com medo de algo dar errado, mas a partir do momento que o médico autorizou exercitei bem e hj com 15 sessões de fisioterapia mim sinto animado com a evolução da recuperação, mais abaixo continuei relatando o meu caso.
      vlw

      Excluir
  37. Olá, gostaria de colaborar com meu caso e ao final uma preciosa dica: Fraturei a fíbula em fevereiro de 2006, devido a uma torção, igual a muitos aqui, imaginei que apenas teria torcido o pé. O acidente foi a 500 km de casa, na cidade de Patos de Minas/MG, ao ser atendido no Hospital da cidade fui informado sobre cirurgia e, o mais assustador, sobre aposentadoria por invalidez aos 26 anos de idade. Lógico que não fiquei nesse hospital, retornei para Brasília/DF e fui atendido no Hospital de Base onde "milagrosamente" foi indicado tratamento conservador, apenas com imobilização. Transcorridos 3 meses de imobilização com gesso, sem pisar no chão, decidi procurar outro médico, pois "não estava normal isso". O Terceiro médico olhou e quis manter o gesso mesmo alegando que deveria ter sido operado no momento da fratura. Fiquei mais 45 dias tratando com esse médico, agora usando o Robofoot, e novamente achei que algo estava errado, minha perna era só o osso, sem musculatura, e muita dor, tornozelo totalmente bloqueado, sem movimento. Busquei uma terceira opinião e me assustei com a reação do médico quando disse que estava a quase 5 meses sem pisar no chão e imobilizado, ele mandou tirar uma radiografia e foi falando: Perda grave de musculatura, osteoporose na região do tornozelo e complicações para recuperar os movimentos. Fiz 50 sessões de fisioterapia, quase três meses na clínica... melhorou pouca coisa.
    Em outubro de 2006 o médico fez uma viagem, ficaria 30 dias fora, deixando meu caso com um amigo ortopedista, este ao ver meu caso já disse: Consulte este especialista, seu caso é muito grave, se ele disser opere, você opera, se disser que não precisa, é porque não precisa.
    Resumindo: Consultei o especialista, realmente o complicador foi o tempo imobilizado, sem fisioterapia e sem a cirurgia.Devido ao quadro a recuperação seria de apenas 80%, ficariam sequelas, dor e possivelmente evolução para uma artrose.
    Em 22 de dezembro de 2006 fiz a primeira cirurgia, uma placa e 9 parafusos, em março de 2007 retirei um dos parafusos que funcionou como eixo de alinhamento, em setembro de 2007 precisou fazer uma artroscopia para retirar fragmentos remanescentes e então fechei com mais 80 sessões de fisioterapia.
    Mancava, sentis dores mas estava trabalhando e vivendo dentro de minhas limitações.
    Em novembro de 2012 virei o mesmo pé na Chácara e fui ao hospital, o médico disse: procure o seu cirurgião e converse com ele... Gelei na hora, pensei vai começar tudo de novo!
    O quadro evolui para um artrose, tive que realizar uma artrodese (bloqueio do movimento) do tornozelo direito, retirei a placa e os parafusos da primeira cirurgia e "instalamos" uma haste de bloqueio e dois parafusos em abril de 2013... não evoluiu bem, muita dor... retirei a haste e o parafusos em dezembro de 2013 e agora espero a consolidação da articulação com gesso... estou sem o movimento do tornozelo e sinto dores, previsão de alta para daqui 90 dias ainda!
    A dica: mesmo depois da alta médica, visite seu ortopedista pelo menos a cada 6 meses. O mais grave é que depois de fraturar e mexer na articulação, com o tempo pode-se evoluir para uma artrose, que se detectada cedo pode ser tratada e evitada. Evite excesso de peso, tenha uma vida saudável.
    Boa sorte e boa recuperação a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! JotaeMe,
      Fico feliz em saber que está tudo bem com você. Pois nesse momento sou eu que estou passando por situação bem parecida.
      Valeu! a dica. Gostaria de saber se o médico chegou a conversar com você sobre como prevenir para não evoluir para uma artrose.
      Se você tiver alguma informação mais recente e quiser compartilhar comigo, eu agradeço muito.
      Muita saúde e um grande abraço.

      Excluir
    2. Como ficou sua situação hoje, JM ?

      Excluir
  38. Voltando para continuar com o meu caso...
    Retornei ao médico no dia 03/01/14, 50 dias após a fratura e 35 após a cirurgia. Ao realizar novos raios-x, o médico disse que a fratura já estava totalmente superada, que já havia feito o alinhamento e a reconstrução do osso, na mesma hora ele autorizou eu colocar o pé no chão. E disse que o inchaço do pé seria a última coisa a desaparecer, não era preciso se esquentar com isso.
    Ao colocar o pé no chão, senti um formigamento no pé, e uma tontura, não sei se aconteceu com a maioria de vocês, mas o médico disse que era normal, devido ao tempo que ficou imobilizado e o fato do cérebro "esquecer" como se anda com as duas pernas. Saí da sala andando com os pés no chão, mas de muletas. Na clínica o médico me ensinou uns exercicios para fazer em casa e falou que conforme fosse ganhando confiança fosse largando as muletas.
    O médico passou as 20 sessões de fisioterapia e disse que caso tivesse um exercício durante a fisioterapia que eu sentisse dor, parasse, porque poderia ficar com medo e isso poderia prejudicar o tratamento.
    Hoje já realizei 15 sessões de fisioterapia e posso afirmar que estou praticamente 90% como era antes, manco um pouco ainda e tenho um pouco de dificuldade para se agachar, mas de resto já realizo tudo com tranquilidade como dirigir, por exemplo. O inchaço do pé continua, mas muito pouco mesmo...
    Ao encerrar a fisioterapia vou retornar ao médico e ver quando será possível retornar a fazer exercícios e ver se ele autorizar ir ao carnaval ainda... kkkk Do jeito que estou acredito que dará tudo certo.
    Seguindo todas as recomendações médicas e muita dedicação tudo dará certo para todo mundo, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  39. Olá Rafael Moura,

    A minha fratura também foi bimaleolar a foi colocado uma haste com parafusos no meu tornozelo. Depois de quanto tempo voce foi liberado a andar normalmente , ou seja com carga total ? Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Olá pessoal...Sofri uma lesão a 17 dias, segundo o medico eh uma lesão simples onde quebrou o osso maléolo lateral ou cabeca da fibola...sendo assim apos constatar a lesão o medico me receitou o gesso por 40 dias, não precisou de cirurgia, ainda não tive o retorno pq estou tratando pelo SUS e vcs sabem como é...quero ir no hospital e pedir ao médico para eu usar a bota ortopédica...Alguem sabe algo sobre minha lesão, se eu posso usar a bota já...se o osso realmente calcificação certinho....e enquanto tempo essa lesão finaliza??? Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  41. você retirou a chapa e os parafusos ou permanece com eles ???

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde! Meu nome é Pedro eu sofri uma fratura de fíbula jogando futebol no dia 26/11/2013 assim como você me sinto privilegiado pois operei em Hospital público mais precisamente no Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo-RJ) no dia 28/11/2013 foram colocados oito parafusos (se possivel depois mostrarei as fotos), no pós cirurgia passei o mês de Dezembro todo sem pôr o pé no chão, passados 20 dias de cirúrgia meu ortopedista me chamou a atenção e me disse que eu já deveria ter pisado no chão e me explicou que a Fíbula é responsável por apenas 20% do peso do meu corpo e ainda me passou 20 sessões de fisioterapia porém eu continuava com o tornozelo travado e mal conseguia pisar, fiz as sessões de fisioterapia nos meses de Janeiro e Fevereiro, voltei a andar normalmente no mês de março, voltei a trabalhar em abril e hoje 05/05/2014 exatamente 158 dias após a cirurgia eu pretendo voltar a jogar futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola cara gostaria de saber se voce ja esta jogando bola normalmente ? quanto tempo demorou ?

      Excluir
  43. ola pessoal no dia 21abril sofri uma queda na saidada minha garagem fui ao hospital doril silva dai fiz o raio x e deu que tinha quebrado a fibula ao joelho o medico disse que somente iria imobilizar com uma tala ,dai aconteceu poblemas ao remarcar o retorno ao qual so consegui um mes e uma semana retornar ao medico ,estando um mes e uma semana andando de muletas enprestadas ainda ,ai voltei ao medico cheio de espectativas de ser bem tratado la tipo fazendo raio x , trocando a tala por um gesso etc ... igual a todos vcs que li na net fizerao , mas gente chegando la no hospital publico depois de um mes e uma semana o ortopedista nem sequer olhou minha perna ,nao fez nadaaa acreditem ele somente olhou o raio x que fiz mes passado ,quando fraturei eu pedi a ele que ao menos fizece novo raio x e trocace a tala que estava suja ja , ele disse que eu precizaria remarcar retorno apos mais vinte e cinco dias ,fui marcar retorno na recepçao dai a moça marcou mas perguntei o dia exato que deveria ir la ,ela disse assim ;;;; fique no aguardo iremos te ligar ,eu disse e se nestes vinte e cinco dias vcs nao me ligarem ela disse que nada pode fazer estou nas maos de deus gente sou pobre nao tenho plano algum acho que quando conseguir a tal vaga ja estarei curado sozinho em casa , eu somente consegui do medico os documentos para procurar o inss porque preciso me encostar souy motoboy de profissao .

    ResponderExcluir
  44. Prezados!! No dia 20/04/14 eu sofri uma queda jogando futebol e também fraturei a fíbula(maléolo)esquerdo e por processos burocráticos só consegui fazer a cirurgia para colocar uma placa de titâneo com 7 parafusos no dia 03/05/14(13 dia após a queda).Então eu também fiquei muito tenso igual a todos e muito preocupado com o tempo de recuperação que os médicos informaram que seria de 60 à 90 dias podendo estender até 120 dias.Bom, após a cirurgia, também passei por momentos delicados assim como todos e cheguei até ter uma queda(caí de cara no chão mas graças a Deus consegui preservar o pé operado.)então com 15 dias após a cirurgia(dia 22/05), o médico me solicitou o retorno para levar um raio x e a retirada dos pontos(total de 12 pontos) e me encaminhou para a fisioterapia,mas só liberou uma muleta(só podia apoiar 70% do peso). Após as 10 seções de fisioterapia, graças a Deus e o meu empenho e dedicação de tudo ia terminar bem, iniciei mais 10 seções de fisioterapia tendo uma recuperação fantástica(milagre)mexendo bem todos os dedos e movimentando o tornozelo em torno de 90% e um grande detalhe, sem sentir dor alguma desde quando saí da sala de cirurgia. A recuperação vinha superando as expectativas que cheguei até a largar a outra muleta por conta própria( já que o médico só ia me liberar no dia da consulta no dia 16/06).Retornei ao médico no dia 16/06, e ele mesmo ficou impressionado com a minha recuperação e me liberou a outra muleta e pediu para que eu andasse na sala dele descalço normal e com as pontas dos pés também para ele observar.(me perguntou se eu sentia alguma dor? respondi que não! então ele disse: meu amigo, que sucesso essa cirurgia! eu disse: é verdade doutor, foi um milagre! ele até tirou fotos do raio x que apresentei naquele dia. Pessoal, enfim, ele pediu ainda alguns cuidados, é claro né? mas, me liberou até da fisioterapia e marcou o último retorno a ele com mais um raio x no dia 17/07. Hoje está fazendo 46 dias após a cirurgia, e posso dizer que estou totalmente recuperado(um milagre Graças a Deus) e ao médico também. Estou muito feliz por ter me recuperado em um tempo recorde, mas digo que a fé, paciência, confiança, dedicação e acima de tudo DEUS e o médico eu só tenho a agradecer. abs!

    ResponderExcluir
  45. Gente, me desculpe! A publicação acima foi feita no e-mail da minha filha, mas eu tenho 42 anos e me chamo César. Abs!!!

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Ola, tive uma fratura, praticando Jiu-Jitsu, durante o treino sofri uma queda e a perna do adversário ficou em baixo da minha perna, fazendo com que ela dobrasse, visto que caí de lado, causando o efeito "vara verde", dobra mas não quebra, mas com o impacto do chão juntamente com a perna do adversário que estava em baixo pressionando a fíbula e mais o dobramento da tíbia, tudo isso fez com que a fíbula na sua parte inferior quebrasse acima do maléolo lateral (aquele osso saltado do tornozelo da parte externa) igual o da foto, mas ficou no lugar, apenas abriu um pequeno espaço entre a fíbula e o maléolo, passei em 3 médicos para ver a opinião deles, só um disse que provavelmente terei que fazer cirurgia, os outros disseram que devo usar tala esperar desinchar para depois colocar gesso e ficar imobilizado por 4 a 5 semanas. Isso ocorreu no dia 14/06/2014, já fazem 5 dias que estou com a tala, tenho retorno na semana que vem dia 25/06 para por o gesso, espero que ocorra tudo bem e não precise da cirurgia!!

    ResponderExcluir
  48. bom dia eu tenho quase dois meses que fraturei a fibula ao meio abaixo da panturilha e um corte tbm abaixo da panturilha fundo e eu queria saber se vou precisar de fazer fisioterapia ? as veses quando eu mecho meu pé sinto meio q ums formigamentos e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como tú estás.. já tirou o gesso. Eu ainda não faltam alguns dias ainda. Uff!!!

      Excluir
    2. Nao tirei o gesso o medico me disse que vou ter que fazer mais 15 dias com o gesso

      Excluir
  49. Estou um pouco ansiosa, pois pelo que li várias pessoas voltaram para casa sem tirar o gesso eu estava entusiasmada que aos 45 dias tiraria.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Quebrei a fíbola num acidente em moto. No momento só senti que estava tonta, nunca imaginei que havia quebrado. O medico colocou uma tala e mandou usar a bota e muletas. Fazem 20 dias hoje. Ufff!!!! estou muito ansiosa. Dia 4/8 vou pedir outro raio x pois tenho medo que não esteja calcificando e imaginem depois fazer cirugia.Eu me locoovo por toda a casa e a noite tiro a bota para dormir, não sei se é certo. Gustavo Vasconcelos também sinto formigamentos e dor as vezes. Acho que é normal, vou continuarescrevendo aqui o meu passo a passo. Obrigada adorei este blog a gente ve que acontecem coisas iguais a outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Claúdia Ventura,
      Eu gostaria muito de saber como você está hoje dia 24 de outubro de 2015.
      Pois, me identifiquei muito com o seu caso. Apesar do meu acidente ter sido em um buraco no quintal de casa, no dia 08 de outubro de 2015, portanto, hoje com 18 dias. Vou retirar os pontos no dia 30 próximo. Tenho muita curiosidade para saber se está calcificando bem, devido a minha idade, tenho 65 anos.
      Aguardo sua resposta, será fundamental para mim saber como é a recuperação de um caso assim

      Excluir
  52. No dia 21/07/2014 poe volta das 15:00 horas sofri um acidente de trabalho e tive uma fratura cominutiva, desalinhada da diáfise distal da fíbula, fratura transversal completa e desalinhada do maléolo media e rompimento dos ligamentos. No dia 22/07 me internei para realização de ato cirúrgico e operei no dia 30/07 e recebi alta no dia 01/08 sem gesso. Foi colocado 02 placas e 12 pinos. Graças a Deus não tenho sentindo dor apenas, dormência e formigamento no pé. Tenho retorno marcado para o dia 28/08, to com esperança que até o final de setembro o medico me libere a fisioterapia bem como a pisar no chão. Quem quiser trocar informações podem me escrever: rodrigosilva1981@hotmail.com.br . Fiquem todos com Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Quebrei fibula e tornozelo no dia 22\07\2014, num treino de judô no meu batalhão, por treinar judô desde 2011 a minha maior preocupação é quanto tempo vou levar e se vou me recuperar totalmente a ponto de ter segurança de voltar a treinar, fiz a cirurgia 7 dias depois do acidente no treino e a previsão que os médicos me deram foram de 6 meses de recuperação pra alcançar os 100%, mesmo que eu alcance nesse período de tempo acho que não vou conseguir voltar a treinar no mínimo no espaço de 12 meses por falta de confiança!!

    ResponderExcluir
  54. Cara! Meu RX tá igualzinho ao seu! Porém meu médico disse que o caso não é cirúrgico! Me machuquei em 01/12/14 e ate hoje não coloquei o pe no chão! Só na muleta! Estou usando aquela bota de imobilização, mas quando fico muito tempo em pé incha muito! Acha que devo trocar de medico?

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde! Sofri como todos vocês, gostaria de saber se alguém conseguiu receber seguro de Banco Privado por invalidez parcial?

    ResponderExcluir
  57. Bem, aqui vai o meu relato e só resolvi fazê-lo pois foi nesta páginas onde encontrei o consolo e a esperança de uma boa recuperação.
    No dia 1º de Maio sofri um acidente de moto e quebrei a fíbula. Fratura distal do tipo B. Daquelas que os médicos podem optar pelo tratamento conservador (gesso) ou cirúrgico.
    Na emergência do hospital em que fui atendido, após observar minha radiografia por longos 15 segundos, o médico com uma evidente cara de dúvid,a optou por uma tala e o retorno em uma semana.
    Sete dias após, no retorno, o outro médico que me atendeu (residente) quando viu minha radiografia imediatamente questionou se o médico anterior não havia recomendado a cirurgia!!! O cara se levantou, falou com outro médico que disse que “tudo bem”, o osso iria “colar” de qualquer forma.
    Óbvio que fiquei ressabiado. Sai de lá com gesso e logo fui em busca de uma quarta opinião desta vez em um hospital particular. Resposta? Opera na hora. Não foi caso de erro médico, apenas de “economia” em cima da sua perna disse o doutor que me atendeu. Disse-me, ainda, que até poderia consolidar a fratura dentro das 4-6 semanas esperadas, mas que não haveria garantias e que a recuperação seria um tanto mais lenta.
    Isso foi numa sexta-feira e na segunda, já estava eu internado esperando a cirurgia que foi realizada 12 dias após o acidente. Foi tranquila (fiz acordado) e me colocaram uma placa e sei pinos. Um dia depois já estava em casa com a recomendação de não colocar o pé no chão mas de mexer os dedos e tornozelos sempre que possível. Quando fiz isso pela primeira vez pensei: fudeu, fiquei aleijado – tava tudo literalmente travado. Fazia exercícios diários vistos na net, bebi mais leite que um cabrito ao acabar de nascer e tomei colágeno por conta própria.
    Tirei os pontos 13 dias após a cirurgia e na mesma data comecei a fisioterapia. Ela foi e é muito importante, o quanto antes!!!!
    Retornei ao médico 27 dias após a cirurgia e ele, embora a fratura ainda estivesse visível, me autorizou o uso de meia-muleta até carga total num período aproximado de uma semana.
    Com mais fisioterapia 14 (sessões), paciência, calma e perseverança, retornei ao médico 45 dias após a cirurgia já andando. Ele disse que o osso estava consolidado. FELIZ!!!!. Os músculos da perna e pé ainda estão fracos e com um pouco de dor. Por incrível que pareça a maior dor é no joelho justamente pelo seu pouco uso no período.
    Hoje, 48 dias após o acidente estou caminhando normalmente e o prognóstico é eu ser liberado para atividades físicas leves dentro de 21 dias.
    Gente, tudo vai dar certo, pensem positivo, rezem se acreditarem em Deus, se não acreditarem, meditem, concentrem-se e lembrem-se que existem pessoas que estão em situação bem mais delicada que as nossas.
    Desejo sorte e um boa recuperação a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom esse seu relato. Pq estou na mesma situação com possível cirurgia amanhã. Mas no meu caso so será a cirurgia sem pino.! Que legal. Tô mais animada

      Excluir
    2. Olá Paty.
      Estava olhando os comentários e depoimentos, e é o que mais temos tempo de fazer, risos, pois não podemos levantar!
      Vc já operou?

      Excluir
  58. Alguém aqui sabe quando o médico libera para andar a vontade com muletas?

    ResponderExcluir
  59. Alguém aqui sabe quando o médico libera para andar a vontade com muletas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Brunna Janine,
      Vi o seu depoimento e fiquei curiosa para saber como você está neste momento que já se passaram 3 meses. Não é?
      Eu fraturei a minha fíbula no dia 08/10 o médico me falou que eu posso andar com muletas, mas sem colocar o pé que brado no chão, s´vou colocar o pé no chão após 60 dias.
      Dê notícias. Um grande abraço,
      Maria Leide

      Excluir
  60. Tive uma fratura distal na fibula que também afetou o ligamento deltoide, tive que colocar a placa fixadora e o parafuso transpassado que ligou a fibula. O acidente ocorreu jogando bola, prendi o pé de apoio e torceu caindo o peso do corpo encima, no momento ficamos muito assustado pois o osso ao desencaixar fivou saltado fazendo grande volume na meia, pensamos ser fratura exposta mas graças a Deus foi só a luxação. Muita dor pata reduzir a fratura, por burocracia do convênio demorei 10 dias com tala imobilizadopara operar (acabei operando particular). Me encontro em recuperação no pé não sinto dor, somente muita dor nas costas para dormir por ficar muito tempo deitado, chego a passar noite em claro, se alguém tiver alguma dica, já que não consigo deitar de lado, ainda não tirei os pontos (os dois lados do tornozelo foram abertos) e sinto dor ao virar e apoiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknow seu caso é bem recente, como o meu ainda não tirei os pontos. Está marcado para o dia 30 de outubro, próxima sexta-feira. Também sinto muitas dores nas costas. Para amenizar esse problema eu estou tomando cloreto de magnésio P.A. Você encontra sites que tratam sobre esse assunto.
      Também passo noites em claro, não consigo dormir. Mandei manipular florais que tem me ajudado nisso e tomo chás e cápsulas de maracujá. Espero ter ajudado um pouco e vamos em frente. Boa recuperação para você.

      Excluir
    2. Como está agora? Farei a mesma cirurgia que a sua na terça feira próxima. 16 dias da minha queda. Também vai ser particular. AFF.

      Excluir
    3. Como está agora? Farei a mesma cirurgia que a sua na terça feira próxima. 16 dias da minha queda. Também vai ser particular. AFF.

      Excluir
    4. Como está agora? Farei a mesma cirurgia que a sua na terça feira próxima. 16 dias da minha queda. Também vai ser particular. AFF.

      Excluir
    5. Olá, tb passei pelo mesmo processo, achei uma forma de dormir de lado, colo uma almofada da FOM q é feita com micro bolinhas e tem bastante ventilação, ela calça seu pé, pois devido as bolinhas ela se molda ao membro, dando um certo conforto. Experimente, pois só consigo dormir de lado. Espero ter ajudado. Boa recuperação.

      Excluir
    6. Olá, tb passei pelo mesmo processo, achei uma forma de dormir de lado, colo uma almofada da FOM q é feita com micro bolinhas e tem bastante ventilação, ela calça seu pé, pois devido as bolinhas ela se molda ao membro, dando um certo conforto. Experimente, pois só consigo dormir de lado. Espero ter ajudado. Boa recuperação.

      Excluir
  61. Sofri um acidente de moto e fraturei a fibula.tipo C.
    Passei pela cirurgia e foram colocados alguns parafusos e uma placa juntando a fibula a tibia pois haviam se separado.
    Uma semana depois da cirugia voltei ao hospital e no novo raio x o medico viu que a fibula havia se separado da tibia novamente.
    Ele me deu a opção de nova cirugia porém não poderia garantir que a fíbula iria ficar no lugar ou então de deixar assim mesmo.
    Perguntei se iria ter problemas para andar e ele me disse que não, mas iria ter que forçar um pouco mais na fisio.
    Preferí não fazer.
    Faz 3 semanas que fiz a cirugia e daqui a 3 semanas tbém vou retirar o gesso.
    Estou com medo, mas confiante também

    ResponderExcluir
  62. Eu tava jogando bola e pisei na bola literalmente. kkkk pensei que tinha torcido o tornozelo mas inchou muito rápido então fui fazer um raio-x e descobri q tinha quebrado a fibula e o tornozelo. No mesmo dia fiz a cirurgia coloquei 2 parafusos , duas semanas depois fui retirar os pontos e colocar o gesso tenho q ficar um mês com o gesso, dia 25/11 vou tirar o gesso. estou aguardando para ver como vai ser a recuperação quero voltar a andar de skate!!!

    ResponderExcluir
  63. Pessoal meu caso foi quase identico o do relato acima, quebrei o mesmo lugal a fibula do tornozelo esquerdo, praticamente na msm região, porem tmb me considero previlegiada no mesmo dia da queda ( escorregão bobo no piso molhado ) já fui pro hospital, e no outro diz foi feita a cirurgia, implantaram 07 pinos no meu pé, tmb dispertei várias vezes no momento da cirurgia, não foi colocado nenhum tipo de imobilização e o medico ja pediu que eu movimentasse o pé o maximo que pudesse, porem não posso por o pe no chao por 30 dias, meu retorno foi dia 16/11 ele tiurou os pontos, me deu a carta do inss e tirou novo raio x, pediu qu voltasse no inicio de dezembro, a questão e não consigo ular de um pé só, com 15 dias ja apoio me pé no chão e já dou varios passos, não sinto dor alguma, alguem ja passou por isso, sabe se tem muito risco, pq pra tomar banho nao da pra ficar com um pe so.. beijos

    ResponderExcluir
  64. Oi pessoal! Desde 2 de outubro q só pesquiso sobre esse assunto! Torci o pé tive uma entorse de 3 grau, rompeu os ligamentos, quebrou a tíbia perto do joelho, resumindo, coliquei uma garra nos ligamentos e parafuso, bom resumindo, dia 25 voltei ao medico depois desse tempo todo com tala imobilazada, ele disse q mais 30 dias sem pisar, com tala novamente, pedi pra usar a robfoot, deixou se eu prometesse dormir com ela!, ta difícil! gente e o parafuso q esta segurando a tibia e fíbula está saindo, quase morri qdo vi, segundo o dr e. Normal acontecer isso, vai tirar a haste futuramente. Bom to com medo! Tenho pavor de escorregar! Já aconteceu e soquei o pe no chão! Me dem dica to achando muito tempo sem poder pisar! Aqui na minha cidade Sorocaba dizem e o meu médico é ótimo, mas vendo tdo q oesquisei to achando muito tempo sem pisar, só volto nele dia 28/12, pessoal num guento mais isso! Sempre fui agitada, foi aula em dois períodos, agora aqui sem andar! Ta fácil gente!!! E to com medo dessa haste saindo! To ne sentindo perdida!! Sorte q filha e marido são mil, sem contar amigas de vdd q tao dando forca! Mas não e fácil, gente! E bom partilhar com quem passa ou passou por isso!

    ResponderExcluir
  65. Oi pessoal! Desde 2 de outubro q só pesquiso sobre esse assunto! Torci o pé tive uma entorse de 3 grau, rompeu os ligamentos, quebrou a tíbia perto do joelho, resumindo, coliquei uma garra nos ligamentos e parafuso, bom resumindo, dia 25 voltei ao medico depois desse tempo todo com tala imobilazada, ele disse q mais 30 dias sem pisar, com tala novamente, pedi pra usar a robfoot, deixou se eu prometesse dormir com ela!, ta difícil! gente e o parafuso q esta segurando a tibia e fíbula está saindo, quase morri qdo vi, segundo o dr e. Normal acontecer isso, vai tirar a haste futuramente. Bom to com medo! Tenho pavor de escorregar! Já aconteceu e soquei o pe no chão! Me dem dica to achando muito tempo sem poder pisar! Aqui na minha cidade Sorocaba dizem e o meu médico é ótimo, mas vendo tdo q oesquisei to achando muito tempo sem pisar, só volto nele dia 28/12, pessoal num guento mais isso! Sempre fui agitada, foi aula em dois períodos, agora aqui sem andar! Ta fácil gente!!! E to com medo dessa haste saindo! To ne sentindo perdida!! Sorte q filha e marido são mil, sem contar amigas de vdd q tao dando forca! Mas não e fácil, gente! E bom partilhar com quem passa ou passou por isso!

    ResponderExcluir
  66. É dificil viu amiga! Mas cada organismo responde ao trauma de um jeito. Veja q sofri um acidente em 18/8, quebrei a tibia em varios lugares. Coloquei uma haste e parafusos. Estou sem andar desde entao. A minha calcificaçao esta mais lenta q o normal. Tomo remedios pra acelerar. Mas acontece. Paciencia é o melhor remedio. O bom é q nao tenho dor alguma. E meu corpo aceitou bem a protese q mede 29cm...força!!!

    ResponderExcluir
  67. Nem fale Josiane! Muito difícil, o pior pra mim e depender de ajuda pra muita coisa, sempre fui eu quem cuida de tdo em casa! Kkk como diz minha filha relaxe e aproveita mãe! Mas não e fácil! Boa sorte pra VC!

    ResponderExcluir
  68. Nem fale Josiane! Muito difícil, o pior pra mim e depender de ajuda pra muita coisa, sempre fui eu quem cuida de tdo em casa! Kkk como diz minha filha relaxe e aproveita mãe! Mas não e fácil! Boa sorte pra VC!

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde pessoal.
    Achei muito proveitoso os relatos, pois como já disseram, as informações são muito ruins em relação ao assunto.
    No ganhei essa terrível experiência no dia 22/11 chegando ao parque para um picnic com toda minha família. Sou extremamente agitada, adoro festas, um bom samba e estava começando um negócio ao qual por enquanto, dependia apenas de mim para funcionar. Ainda estou assimilando ter que ficar na cama por tanto tempo, depender ainda de alguém até para beber água, mas acredito q para tudo na vida tem um propósito e estou em busca do meu.
    Fraturei a fíbula, cinco dias depois fiz a cirurgia, estou devidamente emplacada e parafusada...rs...mas assim como alguns, com muito medo e receio. Criei um pânico de qualquer coisa q se aproxime do pé, pois 9 dias após ainda está muito dolorido, mas sem inchaço, tá até engraçado, pois inchou muito e agora desinchou, parecendo uma uvinha passa e isso já me deixou feliz.
    Qdo estava em casa aguardando a cirurgia, no terceiro dia fui ao banheiro com as muletas, me desequilibrei e caí, machucando o pé q já estava imobilizado, fiquei em pânico e hj já operada e com o pé enfaixado, coloco o robofoot toda vez q vou ao banheiro, para evitar qualquer imprevisto e acidente, não fico o tempo todo com ele pois esquenta muito e ainda estou com os pontos.
    Tenho rezado muito, chorado muito, mas tentando tirar algo bom de toda essa terrível experiência. Sempre fiz questão de ter festas de fim de ano animadas e esperar o carnaval com muita ansiedade, ontem mesmo coloquei uns vídeos de sambistas q gosto e dançar com dedos dos pés, foi uma forma de alegrar um pouco o coração, espantar o baixo astral e exercitar os dedos...rs
    Podemos tirar proveito de tudo isso e quem sabe fazermos novos amigos e se tiverem paciência criar um grupo no whatss, para troca de experiências do que estão passando no momento e futuras amizades. Deixarei o e-mail para quem tiver interesse: rosangelamcs@hotmail.com
    Que a fé (seja ela qual for) esteja conosco!

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde pessoal.
    Achei muito proveitoso os relatos, pois como já disseram, as informações são muito ruins em relação ao assunto.
    No ganhei essa terrível experiência no dia 22/11 chegando ao parque para um picnic com toda minha família. Sou extremamente agitada, adoro festas, um bom samba e estava começando um negócio ao qual por enquanto, dependia apenas de mim para funcionar. Ainda estou assimilando ter que ficar na cama por tanto tempo, depender ainda de alguém até para beber água, mas acredito q para tudo na vida tem um propósito e estou em busca do meu.
    Fraturei a fíbula, cinco dias depois fiz a cirurgia, estou devidamente emplacada e parafusada...rs...mas assim como alguns, com muito medo e receio. Criei um pânico de qualquer coisa q se aproxime do pé, pois 9 dias após ainda está muito dolorido, mas sem inchaço, tá até engraçado, pois inchou muito e agora desinchou, parecendo uma uvinha passa e isso já me deixou feliz.
    Qdo estava em casa aguardando a cirurgia, no terceiro dia fui ao banheiro com as muletas, me desequilibrei e caí, machucando o pé q já estava imobilizado, fiquei em pânico e hj já operada e com o pé enfaixado, coloco o robofoot toda vez q vou ao banheiro, para evitar qualquer imprevisto e acidente, não fico o tempo todo com ele pois esquenta muito e ainda estou com os pontos.
    Tenho rezado muito, chorado muito, mas tentando tirar algo bom de toda essa terrível experiência. Sempre fiz questão de ter festas de fim de ano animadas e esperar o carnaval com muita ansiedade, ontem mesmo coloquei uns vídeos de sambistas q gosto e dançar com dedos dos pés, foi uma forma de alegrar um pouco o coração, espantar o baixo astral e exercitar os dedos...rs
    Podemos tirar proveito de tudo isso e quem sabe fazermos novos amigos e se tiverem paciência criar um grupo no whatss, para troca de experiências do que estão passando no momento e futuras amizades. Deixarei o e-mail para quem tiver interesse: rosangelamcs@hotmail.com
    Que a fé (seja ela qual for) esteja conosco!

    ResponderExcluir
  71. Bom dia amigos estou passando por algo semelhante...dia 14/11 numa partida de futebol acabei quebrando um pequeno pedaço do osso...na ora pensei q tinha cido uma torçao mais chegando ao medico...O medico falow falou q era ligamento e mobilizou minha perna com tala..5 duas depois voltei ao hospital e outro medico viu no raio-x q nao era ligamento e sim o osso q estava quebrado...hoje faz menos de 1 mes q eu estou vom gesso..mais vi q muitos nao conseguia mexer o pe e nem os dedos..e eu consigo mecher os dedos e consigo ate mexer o pe dentro do gesso...e gostaria de sab sera q ainda ficarei de molho por muito tempo...me sinto muito bem,as vezes quero ate tira o gesso em casa...eu uso as muletas desdo começo sera q as muletas estao me ajudando ou nao ?

    ResponderExcluir
  72. Bom dia amigos estou passando por algo semelhante...dia 14/11 numa partida de futebol acabei quebrando um pequeno pedaço do osso...na ora pensei q tinha cido uma torçao mais chegando ao medico...O medico falow falou q era ligamento e mobilizou minha perna com tala..5 duas depois voltei ao hospital e outro medico viu no raio-x q nao era ligamento e sim o osso q estava quebrado...hoje faz menos de 1 mes q eu estou vom gesso..mais vi q muitos nao conseguia mexer o pe e nem os dedos..e eu consigo mecher os dedos e consigo ate mexer o pe dentro do gesso...e gostaria de sab sera q ainda ficarei de molho por muito tempo...me sinto muito bem,as vezes quero ate tira o gesso em casa...eu uso as muletas desdo começo sera q as muletas estao me ajudando ou nao ?

    ResponderExcluir
  73. Boa noite galera estou passando por algo semelhantes ao de vocês quebrei a fíbula dia 16-11 dia 23 fiz a cirurgia coloquei uma placa e 8 parafusos usei a tala por 15 dias e o medico libero ursas a bota imobilizadora tenho que ficar mais 4 semanas sem colocar os pês no chão,só posso fazer alguns exercício mexendo os dedos devagar pois sinto muita dor quando movimento, tomara que me recupero rápido pois não aguento mais ficar em casa.

    ResponderExcluir
  74. Boa noite! Meu caso eu não quebrei nada apenas cortei meu calcanhar à 27 dias atrás. O médico colocou 15 pontos, depois de 15 dias ele retirou os pontos, limpou e colocou mais 5 pontos. Hoje tirei os 5 pontos mas está difícil por o pé no chão. Ele disse que posso ir tentando de acordo com a minha dor. Mas está complicado. Alguém me indica alguma coisa ? Alguma tática. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  75. Boa noite! Meu caso eu não quebrei nada apenas cortei meu calcanhar à 27 dias atrás. O médico colocou 15 pontos, depois de 15 dias ele retirou os pontos, limpou e colocou mais 5 pontos. Hoje tirei os 5 pontos mas está difícil por o pé no chão. Ele disse que posso ir tentando de acordo com a minha dor. Mas está complicado. Alguém me indica alguma coisa ? Alguma tática. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. minha tala estava pesada e me machucando e tirei logo no 1 primeiro dia que cheguei em casa te algum problema

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde...tive a mesma fratura no dia 28/11/15 e fiz a cirurgia no dia 08/12/15, meu médico liberou este final de semana para andar com o pé no chão com apoio de muletas,mas percebi que consigo caminhar sem estas e estou fazendo isso. Tirarei os pontos no dia 23/12/15 e segundo o médico encaminhará os procedimentos de fisioterapia. De qualquer formar fico movimentando o tornozelo pra frente e para trás deitado ou sentado na cama. Prático musculação há onze anos e ter que ficar parado tens sido um mártire.

    ResponderExcluir
  80. Olá pessoal! Ainda estou imobilizada, como VC Rosângela, sou agitada e amo festas! Vou passar o natal sem andar!!mas vamos pensar q estamos com saúde!! Dia 28 volto ao médico, exatamente 2 meses e 26 dias sem andar! Espero ter boas notícias nessa consulta!! Ah não sei se já comentei mas a haste da tibia, vai ter q ser retira! Parece q colocaram número maior em mim e está saliente na pele! Quase surtei na consulta do dia 25/11! Por favor alguém q teve problemas parecidos. E ficou tempo sem andar pode me dizer se a musculatura das pernar voltam, pq ta horrível!! Bom mas vamos ter fé q tdo vai passar! Feliz Natal pra todos! Muitas bênçãos em suas vidas.!

    ResponderExcluir
  81. Olá pessoal! Ainda estou imobilizada, como VC Rosângela, sou agitada e amo festas! Vou passar o natal sem andar!!mas vamos pensar q estamos com saúde!! Dia 28 volto ao médico, exatamente 2 meses e 26 dias sem andar! Espero ter boas notícias nessa consulta!! Ah não sei se já comentei mas a haste da tibia, vai ter q ser retira! Parece q colocaram número maior em mim e está saliente na pele! Quase surtei na consulta do dia 25/11! Por favor alguém q teve problemas parecidos. E ficou tempo sem andar pode me dizer se a musculatura das pernar voltam, pq ta horrível!! Bom mas vamos ter fé q tdo vai passar! Feliz Natal pra todos! Muitas bênçãos em suas vidas.!

    ResponderExcluir
  82. Olá pessoal! Ainda estou imobilizada, como VC Rosângela, sou agitada e amo festas! Vou passar o natal sem andar!!mas vamos pensar q estamos com saúde!! Dia 28 volto ao médico, exatamente 2 meses e 26 dias sem andar! Espero ter boas notícias nessa consulta!! Ah não sei se já comentei mas a haste da tibia, vai ter q ser retira! Parece q colocaram número maior em mim e está saliente na pele! Quase surtei na consulta do dia 25/11! Por favor alguém q teve problemas parecidos. E ficou tempo sem andar pode me dizer se a musculatura das pernar voltam, pq ta horrível!! Bom mas vamos ter fé q tdo vai passar! Feliz Natal pra todos! Muitas bênçãos em suas vidas.!

    ResponderExcluir
  83. Olá pessoal!
    Hoje faz 4 meses quebrei a fíbula em um acidente de moto, estou com 5 parafusos e fazendo a fisioterapia, mais estar muito rígido, estou com medo de não voltar a andar normal como antes.

    ResponderExcluir
  84. Olá pessoal!
    Hoje faz 4 meses quebrei a fíbula em um acidente de moto, estou com 5 parafusos e fazendo a fisioterapia, mais estar muito rígido, estou com medo de não voltar a andar normal como antes.

    ResponderExcluir
  85. Oi fui ao médico, começo a pisar com uso de muletas e vou iniciar a fisio! Estou feliz por poder pisar, após 3 meses! Ta inchado mas deve ser normal né gente? De Jefferson com certeza vai voltar a andar normal sim! Faz tdo direitinho! Um bom ano novo pra nos gente!!!

    ResponderExcluir
  86. Oi fui ao médico, começo a pisar com uso de muletas e vou iniciar a fisio! Estou feliz por poder pisar, após 3 meses! Ta inchado mas deve ser normal né gente? De Jefferson com certeza vai voltar a andar normal sim! Faz tdo direitinho! Um bom ano novo pra nos gente!!!

    ResponderExcluir
  87. Pessoal , sou mais um com fratura de fibula.
    A amiga internet, ajuda a passar o tempo e achar um local como esse.
    Meu caso ocorreu no dia 25/01/2016. Na quarta feira a noite, passei pela cirurgia, que me deu de presente 9 pinos.
    Retornarei ao médico nessa terça .
    Fiquei bem otimista após ler a maior parte dos comentários.
    Obrigado pela inconsciente ajuda.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Olá gente!! Como estão? Passei pra dizer q já estou andando, 23 sessões de fisio até agora, ainda incha, e manco um pouco, outra cirurgia marcada pra 23/03, retirada do pino, qcta saindo pra fora!! E a saga continua! Mas vamos lá com fé e foco!! Espero q todos estejam se recuperando bem! E se alguém já retirou o pino pode me dizer se realmente e simples mesmo como no médico me disse? Pq da medinho!

    ResponderExcluir
  92. Olá gente!! Como estão? Passei pra dizer q já estou andando, 23 sessões de fisio até agora, ainda incha, e manco um pouco, outra cirurgia marcada pra 23/03, retirada do pino, qcta saindo pra fora!! E a saga continua! Mas vamos lá com fé e foco!! Espero q todos estejam se recuperando bem! E se alguém já retirou o pino pode me dizer se realmente e simples mesmo como no médico me disse? Pq da medinho!

    ResponderExcluir
  93. Amigos, na cirurgia, como foi a anestesia? Geral? Tb quebrei hoje a fibula, mas pedi para o médico, se possivel, tratamento conservador (com gesso) e ele depois de muito pensar me deixou com gesso desde a coxa. Tenho medo de fazer essa cirurgia, especialmente da anestesia.

    ResponderExcluir
  94. Olá pessoal!
    Adorei o blog, tb tive fratura do maleolo lateral e tornozelo no dia 29/12/2015 na escada da academia. Operei dia 31/12/2015 onde foi colocado uma placa e três pinos. Quando estava com 54 dias de recuperação escorreguei e fraturei novamente o tornozelo, fiz a segunda cirurgia no dia 26/02/2016. No começo foi muito difícil, pois ficar em repouso e aguardar a recuperação que é lenta. Hj estou com 20 dias da segunda cirurgia já comecei a fisioterapia em casa, já consigo mover um pouco o tornozelo e início a fisioterapia na Clínica amanhã.
    Para quem teve uma fratura ou regra tira como eu tive temos q ter muita paciência.

    ResponderExcluir
  95. RO, no meu caso não tive escolha, queria o tratamento conservador, mas o médico foi categórico, disse q se não operasse teria problemas futuros! A cirurgia foi tranquila, tbem tinha medo da anestesia mas correu tudo bem! Graças as Deus! Quarta interno de novo pra tirar o pino! Da medinho sim!! E realmente temos q ter muita paciência!! Boa sorte pra todos.

    ResponderExcluir
  96. RO, no meu caso não tive escolha, queria o tratamento conservador, mas o médico foi categórico, disse q se não operasse teria problemas futuros! A cirurgia foi tranquila, tbem tinha medo da anestesia mas correu tudo bem! Graças as Deus! Quarta interno de novo pra tirar o pino! Da medinho sim!! E realmente temos q ter muita paciência!! Boa sorte pra todos.

    ResponderExcluir
  97. Me identifiquei aqui no seu caso
    o meu e semelhante tive fratura no meu tornozelo esquerdo e tenho 12 anos e nao precisei de cirugia
    como aconteceu ? eu estava treinando passos de dança eletronica como JumpStyle e fiz um dos passos errados e meu pe caiu torto no chao e torceu
    na hora achei que fosse torçao mais depois que vi o meu raio-x era fratura
    passei um mes de muleta em casa e na escola usava cadeira de rodas que eles tinha la guardada
    meus amigos me ajudavam em tudo eu nao podia pgar o material sozinha ou o lanche na cantina e em casa era um sacrificio na hora do banho mais foi dificiul so ate tirar o gesso depois coloquei a bota de velcro era um mes sem andar e outro andando
    estou me recuperando e ja estou andando com a bota e sem muleta e sem cadeira
    estou quase pra tirar a bota mais ainda acho que vou ter que fazer fisoterapia pois meus movimentos ainda nao estao bons

    boa sorte que vc se reupere

    ResponderExcluir
  98. Me identifiquei aqui no seu caso
    o meu e semelhante tive fratura no meu tornozelo esquerdo e tenho 12 anos e nao precisei de cirugia
    como aconteceu ? eu estava treinando passos de dança eletronica como JumpStyle e fiz um dos passos errados e meu pe caiu torto no chao e torceu
    na hora achei que fosse torçao mais depois que vi o meu raio-x era fratura
    passei um mes de muleta em casa e na escola usava cadeira de rodas que eles tinha la guardada
    meus amigos me ajudavam em tudo eu nao podia pgar o material sozinha ou o lanche na cantina e em casa era um sacrificio na hora do banho mais foi dificiul so ate tirar o gesso depois coloquei a bota de velcro era um mes sem andar e outro andando
    estou me recuperando e ja estou andando com a bota e sem muleta e sem cadeira
    estou quase pra tirar a bota mais ainda acho que vou ter que fazer fisoterapia pois meus movimentos ainda nao estao bons

    boa sorte que vc se reupere

    ResponderExcluir
  99. Olá pessoal, vim compartilhar minha experiência com vocês. Há exatas 7 semanas sofri um pequeno acidente andando de skate, caí de mal jeito acabei fraturando a porção distal da fíbula, alem de romper os principais ligamentos do tornozelo (complexo medial, sindesmose e ligamento tíbio talar anterior), decorridos 10 dias do acidente fiz uma cirurgia onde foi colocada uma placa e sete parafusos além da reconstrução dos ligamentos co uso de uma âncora. Hoje faz exatamente 46 dias da cirurgia, meu médico já autorizou a fisioterapia, mas descarga de peso só com 60 dias, disse também que a fratura da fibula foi o de menos, e que a lesão ligamentar é que foi mais importante.
    Bom, antes do primeiro mês decorrido da cirurgia já comecei a fazer movimentos com os dedos e com o tornozelo, e isso me ajudou muito, pois estou tendo uma boa recuperação segundo o médico.
    Gostaria de saber se alguém já sofreu lesões nos ligamentos q citei mais acima e como foi sua recuperação, pois estou muito ansioso pra saber se vou poder voltar a andar de skate como antes.

    ResponderExcluir
  100. Amigos, a minha fratura na fíbula foi no terço distal, acima do maléolo! Não fui operado, fiquei 40 dias no gesso depois mudei pra bota ortopédica! Passei por muitas frustrações tbm, fraturei no dia 27 de janeiro de 2016 e fiquei praticamente 3 meses sem por o pé no chão! Eu voltava a cada trinta dias no médico para fazer raioX e a fratura sempre estava lá, inclusive já no terceiro mês de imobilização, quando fiz o raioX no dia 14 de maio a fratura ainda era vísivel no raioX, fiquei desesperado pois o médico cogitou orar depois de todo ess tempo esperando a consolidação que aparentemente não estava acontecendo! Pra tiras as dúvidas ele pediu uma tomografia para verificar se já estaria aparecendo as "pontes ósseas", pra minha alegria e alívio, a tomografia mostrou que osso já estava "colando" e as tais "pontes ósseas" estavam presentes! Voltei com esse exame ao médico, acho que por volta do dia 27 de maio, ele leu o laudo e me liberou para a fisioterapia! Hoje (13/05/16) fiz a 4ª sessão de fisioterapia e já estou andando sem muletas! Não sinto dor na fratura, porém o tornozelo incha durante o dia e também tenho formigamentos na sola do pé e principalmente no calcanhar! To muito inseguro em andar sem as muletas, to ainda meio traumatizado com isso! Esse é o 4º mês da fratura! Assim como vocês enfrentei muitas dificuldades e frustrações! To inicio da fisioterapia mas feliz por estar aos poucos retomando a vida!

    ResponderExcluir
  101. Olá pessoal, hoje fax 3 semanas que fiz a cirurgia. Quebrei a fibula e rompi os ligamentos. Foram feitos 2 cortes de cada lado do tornozelo. Desde a cirurgia sinto o peito do pé inchado e formigando. Quanto tento esticar a perna parece que tá queimando o peito do pé. Estou com o pé imobilizado. Essas ferroadas e sintomas de dormensas é normal?

    ResponderExcluir
  102. Olá fiquei bastante assustada com alguns relatos que vi aqui, no dia 16 fraturei a fíbula quando descia a escada de um clube, o primeiro ue me atendeu na upa de Caldas Novas disse q era apenas uma torção, voltei andando para o hotel é dirigindo para Brasília, qd cheguei fui em outro médico que ao realizar novo raio x disse que tinha fraturado, mas q não tinha certeza se iria precisar de cirurgia, pois não havia deslocado o tornozelo, me mandou pra casa com taka e pediu pra retomar na terça, para falar direto com o chefe da ortopedia. Me senti confusa qd a mulher q colocou a tala falou q meu caso se resolvia no gesso e que o chefe da ortopedia gostava de cirurgia, decidi então ouvir outra opinião é fui no dia seguinte em outro hospital, nesse sim fiz vários tipos de raio x e o médico disse que resolveria com gesso, estou a 5 dias com a tala pois meu pé estava muito inchado, retorno dia 18 já com muito medo do meu caso mudar, estou mantendo o pé pra cima o dia inteiro, como o meu osso só trincou não sinto tanta dor, mas qd sento na cama e deixo o pé encostado no chão sinto uma dor q parece uma caimbra no tornozelo, uma pressão terrível, isso só acontece qd sento na cama, na cadeira de rodas geralmente não sinto nada, estranho, alguém já sentiu isso? Depois retorno para falar sobre a minha consulta. Bjos!

    ResponderExcluir
  103. Olá fiquei bastante assustada com alguns relatos que vi aqui, no dia 16 fraturei a fíbula quando descia a escada de um clube, o primeiro ue me atendeu na upa de Caldas Novas disse q era apenas uma torção, voltei andando para o hotel é dirigindo para Brasília, qd cheguei fui em outro médico que ao realizar novo raio x disse que tinha fraturado, mas q não tinha certeza se iria precisar de cirurgia, pois não havia deslocado o tornozelo, me mandou pra casa com taka e pediu pra retomar na terça, para falar direto com o chefe da ortopedia. Me senti confusa qd a mulher q colocou a tala falou q meu caso se resolvia no gesso e que o chefe da ortopedia gostava de cirurgia, decidi então ouvir outra opinião é fui no dia seguinte em outro hospital, nesse sim fiz vários tipos de raio x e o médico disse que resolveria com gesso, estou a 5 dias com a tala pois meu pé estava muito inchado, retorno dia 18 já com muito medo do meu caso mudar, estou mantendo o pé pra cima o dia inteiro, como o meu osso só trincou não sinto tanta dor, mas qd sento na cama e deixo o pé encostado no chão sinto uma dor q parece uma caimbra no tornozelo, uma pressão terrível, isso só acontece qd sento na cama, na cadeira de rodas geralmente não sinto nada, estranho, alguém já sentiu isso? Depois retorno para falar sobre a minha consulta. Bjos!

    ResponderExcluir
  104. http://www.tuasaude.com/como-se-recuperar-de-uma-fratura-mais-rapido/

    ResponderExcluir
  105. Olá, pessoal! Nossa! Li tudo o que escreveram. Comigo a história foi um pouco diferente! Caí em uma vala no meu trabalho no dia 07/07/2016 e quebrei a tíbia e a fíbula, foi fratura exposta. Os ossos perfuraram a calça jeans que eu usava. Chegando ao Hospital, fizeram raios X e estava lá... as fraturas mais "lindas"! Passei por uma cirurgia naquela noite para colocarem pinos na tíbia. No terceiro dia de internação, caí no banheiro. Senti os pontos rasgarem a minha pele e os pinos saíram do lugar. O médico foi chamado para colocar tudo no lugar. Sem anestesia, nem nada. Gritei igual uma doida! Mas, aguentei! Sete dias depois, fomos para a segunda cirurgia. Retirada dos pinos e colocação de uma haste intramedular na tíbia e 4 parafusos e uma placa na fíbula com 6 parafusos. Fiquei internada até o dia 16/07/2016. Foram 10 dias!!! Me recuperei muito bem. Sempre movimento o pé, tornozelo e joelho para não travar. Andei de muletas por 30 dias, mas fique em pé com 14 dias da cirurgia. Com exatamente 30 dias da segunda cirurgia - 13/07/2016, eu comecei a andar sem muletas. Continuo fazendo fisioterapia, pois incha um pouco e o tornozelo parece que está amarrado. Mas graças a Deus, estou ótima! Valeu ter repousado bem e se alimentado muito bem! Tomei vitaminas B12 e C por um mês! Dia 13/07 faz 2 meses da segunda cirurgia.Valeu!!!! Tudo tem um propósito.

    ResponderExcluir
  106. Olá, pessoal! Nossa! Li tudo o que escreveram. Comigo a história foi um pouco diferente! Caí em uma vala no meu trabalho no dia 07/07/2016 e quebrei a tíbia e a fíbula, foi fratura exposta. Os ossos perfuraram a calça jeans que eu usava. Chegando ao Hospital, fizeram raios X e estava lá... as fraturas mais "lindas"! Passei por uma cirurgia naquela noite para colocarem pinos na tíbia. No terceiro dia de internação, caí no banheiro. Senti os pontos rasgarem a minha pele e os pinos saíram do lugar. O médico foi chamado para colocar tudo no lugar. Sem anestesia, nem nada. Gritei igual uma doida! Mas, aguentei! Sete dias depois, fomos para a segunda cirurgia. Retirada dos pinos e colocação de uma haste intramedular na tíbia e 4 parafusos e uma placa na fíbula com 6 parafusos. Fiquei internada até o dia 16/07/2016. Foram 10 dias!!! Me recuperei muito bem. Sempre movimento o pé, tornozelo e joelho para não travar. Andei de muletas por 30 dias, mas fique em pé com 14 dias da cirurgia. Com exatamente 30 dias da segunda cirurgia - 13/07/2016, eu comecei a andar sem muletas. Continuo fazendo fisioterapia, pois incha um pouco e o tornozelo parece que está amarrado. Mas graças a Deus, estou ótima! Valeu ter repousado bem e se alimentado muito bem! Tomei vitaminas B12 e C por um mês! Dia 13/07 faz 2 meses da segunda cirurgia.Valeu!!!! Tudo tem um propósito.

    ResponderExcluir
  107. Bah, li todos os comentários! Fraturei o maléolo lateral fratura discretamente desviada. No mesmo dia 16/07 que fraturei fui para o hospital, mas o médico disse que daria para tratar modo conservador (tala), não confiante procurei um ortopedista particular! 02/08 no momento que ele viu a o raio x ele me falou que era fratura para cirurgia, mais nisso já tinha se passado alguns dias de fratura. Então perguntei se poderia optar por não fazer a cirurgia ele me olhou e disse que poderíamos vê e que depois de 15 dias eu retornaria de novo para irmos acompanhando. Retornei 15 dias depois já se passando 1 mês da fratura. Ele olhou o novo raio x e falou. Vai ter que fazer a cirurgia. No fundo eu já sabia desde o dia que fraturei vi que ali tinha me fraturado gravemente, quanto torci o pé e cai no chão me passou um filme na cabeça e só conseguia pensar no que estava por vir e o quanto de PACIÊNCIA teria que ter. Vocês vão ouvir muito essa palavra. Hehe
    Eu tinha muito medo de fazer cirurgia e tbm na minha cabeça se fizesse cirurgia demoraria mais tempo para recuperação. Mas estava enganada, se tivesse feito a cirurgia logo já estaria andando!
    Fui para a cirurgia 19/08 um mês depois da fratura consolidada já. Tiveram que quebrar o osso novamente e coloquei uma placa e 7 parafusos um deles era grandão para segurar os ossos afastado pois o meu ligamento se soltou.
    15 dias após a cirurgia voltei do ortopedista e estava tudo ok, porém, poderia começar a fisio para movimentar o pé mais já me sentia confiante novamente para voltar a andar. No começo os movimentos ficam limitados mesmo, é normal pois fiquei um mês antes da cirurgia com o pé imobilizado.

    Dia 22/09 retornei e fui liberada para fazer a tão esperada fisio para andar com 20% do peso do corpo com o auxílio das muletas, claro.
    E dentro de um mês posso ir soltando mais carga até soltar 100% da carga.
    Minha dica: sempre procurem uma segunda opinião médica. Não arrisquem em pisar no chão sem a liberação do médico.
    Acredito que tudo tem um propósito, nada é em vão.
    E esse tempo mudei até meu pensamento, sou outra pessoa, mas calma e paciente! Coisa que não era haha. E tbm revi certas amizades, pessoas, pq nessa hora vemos quem realmente gosta da gente.
    Fica aí meu depoimento para ajudas futuras, sei o quanto é agoniante não saber o que irá acontecer conosco. Mas no fim acaba tudo bem. Fiquem com Deus e lembre-se. Tudo passa. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom galera hoje e dia 27/07/17 a un mes e tres dias atrás no dia 24/06 Sofri un acidente de moto onde tive fratura exposta para cima do tornozelo tibia e fibula me operei no dia mesmo colocando uma placa com 8 parafusos 4 dias depois recebi alta fiquei com a tala de gesso e depois de 30 dias voltei para retorno fiz raio x retirei os pontos e o medico removeu a tala de gesso eu achei muito estranho porque não tava bem consolidado o osso mesmo asim ele falou que era para ficar sem tentar mecher o tornolezo e voltar daqui mais 30 dias hoje fas um dia que retirei a tala mas minha perna doi muito não consigo dobrar e fazer esforços tive que improvisar uma tala caseira para poder ce mover e para a dor mas creio que tudo vai dar certo ele falou que por 90 dias não podo por o pé no chão paciência e fundamental nessas horas fe que tudo vai dar certo daqui 30 dias retorno ao medico e faço novo depoimento

      Excluir
  108. Graças a Deus minha fratura se consolidou, com 29 dias de tortura, não engessei eles so colocaram a tala e mais nada! Um remédio bom galera, pra cicatrizar mais rápido é bater no liquidificador folha de algodão com mastruz, substitua ele por agua, pois é um santo remédio 💊. Tem um gosto Ruim, mais no final compensa e muito! Um abraço à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luquiel Lopes , me recomendaram Mastruz com leite, vou apelar pro que vc indicou aí, to muito apreensivo aqui, obrigado amigo e boa recuperação... vou postar meu relato tb agora, vlw

      Excluir
  109. olá galera do bem... TÔ ACOMPANHANDO TUDO NESSE BLOG, e só tenho a agradecer pelar informações aqui contidas. Dia 23/10/16 sofri uma queda feia em casa, o que ocasionou torção de tornozelo e fratura de fíbula no terço proximal (proximo ao joelho)... segundo o traumatologista foi uma fratura séria, "fratura de Maisonneuve", e disse que em virtude do inchaço do tornozelo e panturrilha ele não prescreveria o gesso e sim uma tala-bota. Recomendou analgésicos e antiinflamatórios apenas na primeira semana, e disse que eu ficasse sempre em repouso com o a perna pra cima (coisa que faço muito pouco, pq a tala incomoda e machuca meu calcanhar e o local da fratura). Me pediu pra voltar com 30 dias, para examinar novamente e fazer um novo raioX, para analisar e ver se será preciso cirurgia ou apenas gesso ... To Muito apreensivo pois sou personal trainer e tenho uma vida profissional muito ativa.
    Irei postando aqui, agora estou com 22 dias de tala, mas sinto dores ainda no local da fratura, o que me preocupa muito. até a proxima prostagem gente.... fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  110. ola.gostei desse espaco..eu estou desesperada.pq meu osso da fibula trincou acima do tornozelo dia 22/01/2017.dia 22/02..vai fazer um mes..estou apenas com a tala..ainda nao conseguir colocar gesso por falta de medicos nos hospitais publicos..sera que o osso ja esta calcificando.

    ResponderExcluir
  111. Boa dia. Tbm estou passando pela experiência de ter sofrido uma fratura de fíbula. Fraturei no dia 14 de janeiro e o médico optou pelo tratamento com gesso. Retirei o gesso no dia 03 de março (48 dias após) e o médioc falou que poderia pisar. into dores nas articulações do pé (no local da fratura - cerca de dez centímetros acima do tornozelo) não sinto nada. Estou sofrendo com o inchaço da perna e do tornozelo. Será que isso é normal (o inchaço)?

    ResponderExcluir
  112. Reinaldo Gomes.
    Devido a grande expectativa por ter sofrido rotura de fibula no terço proximal ( próximo ao joelho),no dia 02/04 e só fui ao Hospital no dia 07/04, porquê inchou bastante e minha esposa comentou, que provavelmente tinha quebrado a fibula. Fiquei muito apreensivo por ser muito dinâmico, e constatar que ficarei muito tempo impossibilidado de trabalhar. Lendo todas as postagens observei que a maioria sofre rotura de fibula, e sempre próximo ao tornozelo. No meu caso que foi de fibula próximo ao joelho o tratamento e recuperação é mais rápido?
    E o médico colocou uma tala um pouco acima do joelho até o pé e para retornar em uma semana para novo raio X. Tomara a Deus que não precise operar.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia pessoal. Estava jogando futebol com o colegas de trabalho, quando torci feio o tornozelo vindo a fraturar a fíbula e possivelmente rompido os ligamentos do tornozelo, pois no exterior não dava para confirmar a ruptura dos ligamentos. Isso foi no dia 10/03/17, usei tala de gesso por 1 semana e depois gesso na perna por mais 3 semanas. No dia dia 07/04, tive retorno no médico e para o meu azar a fraturar nem tinha começado a calcificar. Tive que engessar novamente por mais 30 dias. Estou me sentindo um lixo, tudo é difícil de fazer e pelo fato de não fazer nada o dia inteiro faz com que os dias pareçam uma eternidade.

    ResponderExcluir
  114. Olá! Entendo o que está sentindo. Sim, é difícil mesmo..queremos ficar bons logo! Mas já que a situação se apresentou assim p vc,o jeito agora é aceitar e procurar se distrair com os olhos...lendo um livro,pesquisando na internet, enfim, aguardar...Sei que sabe como é difícil ter paciência,mas não adianta se chatear,se revoltar..tudo a seu tempo. O bacana é que teu corpo vai se programar e vc vai ficar curado! Amigo, acredite, tudo tem uma razão de ser...Tenha em mente que nada é ao acaso,e aproveite para olhar sob outro prisma o que lhe aconteceu! Desejo de todo o meu coração que fique bom logo amigo! Estou aqui, se precisar de uma palavra de incentivo e apoio! Pati.

    ResponderExcluir
  115. Olá! Pessoal tenho algumas dúvidas fraturei o maléolo lateral ( fíbula) dia 26/02 dia 02/03 operei coloquei placa e parafusos e um grande tal da sindesmose retirei os pontos com 21 dias e até agora se passaram 38 dias estou usando a robofoot as vezes fico sem mas fechou uma parte do corte mais a baixo está ainda cicatrizado cada vez que volto ao médico que foram 5 vezes já um médico diferente me atende pois bem estou bem mas a minha dúvida é quando operei o cirurgião me explicou o que seria feito perguntei não vou ter que retirar nada depois ele disse não só se incomodar pois bem dia 06/04 o médico me disse que vou ter que operar dia 20/04 para fazer a retirada desse tal parafusso da sindesmose mas o outro disse que ele iria quebrar depois com o tempo que não tinha problema alguém já passou por isso como é essa cirurgia agora que estou quase lá ficando bom vou ter que abrir de novo será mesmo necessário HPS ..gostaria de alguma informação a respeito obrigado ainda para depois de retirar os pontos novamente aí sim fazer fisioterapia ...sei lá..

    ResponderExcluir
  116. Olá bom dia! Dia 01/04/17 tive uma fratura de fibula jogando futebol c amigos, fui ao medico passei uma semana c tala e retornei ontem e ele me falou q estava no limite entre operar e colocar gesso, mais me recomendo operar msm assim preferi o gesso lor mais 15 dias. Estou a dúvida oq faco, a anestesia e local ou geral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e melhor operar velho depois pode colocar torto e dar artrose futuramente e vai ficar mais tempo imobilizado a cirurgia é tranquila anestesia raquimedular vc não sente da cintura para baixo e eles dão um calmante na feia que vc dorme nem vê nada só vai ver indonpara o quarto oi já lá nonpos cirúrgico vaibtomar uma remédios para dor no.meu caso não senti dor nenhuma nem antes e depois é vai para casa no outro dia mesmo se operar pela manhã já vai no.mesmo dia embora se for a tarde aí no outro eu estou faz 40 dias já ja fechou o corte como a minha deslocou vou ter que retirar um parafuso grande que colocaram para alinhar tíbia e fíbula mas é anestesia local corte pequeno e 3 ponto a 4 só fica acordado isso no.meu caso né fica tranquilo os médicos sabem o que fazem ainda mais se for um especialista em pé esses sim são os caras operar vc se recupera mais rápido começa a andar com 3 meses já mancando mas já caminha qualquer coisa chama aí no wats 992218549

      Excluir
  117. Ótimo esse blog, li todos os depoimentos e meu caso é bem parecido com a maioria, fraturei a fíbula num treino de jiujitsu no dia 13/03 onde cai por cima do pé virado.. fui direto pro hospital e depois do raio x o médico logo disse que ia precisar ficar internado pra operar, no mesmo dia levei uma queda no banheiro quando fui tomar banho e pisei com a pé quebrado no chão, uma dor 1000x maior do que na hora que quebrei, foi muito tenso.. dia 22/03 depois de duas vezes cancelada a cirurgia, operei, foi colocado uma placa e 6 parafusos sendo um grande, recebi alta no dia seguinte com uma tala apenas, depois de 5 dias retornei ao hospital e o médico mandou retirar os pontos e engessar e também me proibiu de por o pé no chão, meu retorno é dia 24/04 pouco mais de um mês da cirurgia, espero que ele mande tirar o gesso e começar a fisioterapia, meu pé ficou travado pra baixo, não vejo a hora de voltar a andar, recuperar meus movimentos e daí pensar em quando poderei voltar a treinar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ba é complicado mesmo já estou com 45 dias e daqui 3 os médicos vamos retirar o parafuso grande que loucura nem cicatrizou bem ainda é já vamos abrir de novo sei lá li alguns relatos e alguns não retiram esse tal parafuso depois se ele quebrar não faz mal algum sei lá lá no hps de canoas querem retirar ele vai entender aí vai levar mais duas semanas até retirar os pontos de novo e começar a fisioterapia será que está correto isso meu pé tb está travado ...Estou preocupado com isso tudo cada vez que vou lá tem um médico diferente tá louco ...

      Excluir
    2. Pois é, também fiquei com duvida quanto a esse parafuso, o médico não me falou nada, hospital público é foda, muita gente daí quase não dão atenção.. meu pé tá imobilizado com gesso, mas eu forço um pouco pra cima e sinto uma dor na ponta do osso (essa q fica saliente na pele, sei lá o nome rs) no lado oposto da cirurgia, tenho impressão que seja esse parafuso que tá atravessado pro outro osso e incomodando, sei lá, segunda feira que vem eu volto ao hospital, vou perguntar se vai ser preciso retirar, e falar da minha dor.. vou chegar bem cedo pra conseguir um pouco mais de atenção do Dr.. minha cicatriz eu não faço ideia de como está, com 5 dias só ele já mandou tirar os pontos e engessar, achei até estranho... vc tá só com a tala? consegue pisar sem dor?

      Excluir
    3. Olha eu retirei os pontos com 21 dias doeu um pouco dizem que se retirar quanto antes melhor fica a cicatriz estou com 47 dias já dá cirurgia e depois de retirar os pontos criou uma casca aí estava lendo sobre cicatriz e coloquei a pomada sicatrene olha puxou tudo que poderia ter puxado parecia inflamação fiquei até com medo mas foi fechando aos poucos acho até que prejudicou um pouco na cicatrização por até agora não está na parte de baixo bem cicatrizado e parece ter uma linha bem em baixo sei lá se é mesmo ou se o médico deixou uma case ali dentro ou se é para saber onde está esse parafuso amanhã vou lá no médico dizem que vam retirar o parafuso anestesia local mas mandaram ir de jejum para ver na última consulta nem olharam a corte para saber como estava vamos ver amanhã o que vam falar sobre essa linha sei lá o que é se vam retirar mêsmo só o parafuso por eles não explicam nada o que vam fazer o que vc pode usar no local depois de retirar os pontos. Agente pergunta e ficam se fazendo olho só depois de duas consultas já disse para o médico que iria colocar a bota robofoot é bem melhor para dormir e tomar banho de para retirar a hora que agente quer eu nem uso ela quase mais só quando vou sair com as muletas ou dormir aí sim coloco ela se não fico sem ela mexendo os dedos e um.pouco do pé para ver se fica melhor por que está meio travado com limitações sabe e colocar o pé no chão para apóio fica difícil agente fica com medo e não se sabe se pode né diz que tem que criar o tal calo ósseo aí sim pode começar a apoiar o peso gradualmente bem na manhã e fazer a fisioterapia né por que gente esquece como se anda pelo.menoa comigo está sendo assim muito ruim olha uma coisinha pequena mas que parece já estar durando meses isso que faz 47 dias só ele falou em andar meio.manco ainda com 3 meses vai saber isso depende de cada pessoa né..

      Excluir
    4. Olá ! Como avia falado fui lá retirar o tal parafuso cheguei às 7:30 e fui atendido as 13:00 só pois bem só coloquei o jaleco deles lá e fui para a sala chegando lá a menina passou um produto meio gelado na perna aí logo chegou o médico pois bem para mim há surpresa era um médico residente que iria retirar amigos ainda falei já vi tudo como fazia 47 dias já o parafuso estava encravado gente senti dor assim pra caramba tanto para tentar retirar ele como na sutura olha não quero apavorar ninguém vi uns vídeos dá retirada foi fácil mas comigo tá louco foi ruim quando sai do hospital a dor ainda continuava acho que levou muito tempo pra retirar ele era para ter sido com 4 semanas retirar e levou quase 6 tá louco mas fazer o que né SUS não podemos esperar muito e nem reclamar é de graça melhor com eles do ue sem eles kkkkk graças e deus já faz dois dias já não sinto dor mais bom para curiosidade a cirurgia demorou uns 10 minutos é bem rápido boa sorte quem tiver que retirar isso tb pedi que dêem uma dose bem razoável de morfina por que foi o que ele aplicou em minha perna mas pelo que vi foi mal uns 2 ml só boa recuperação para nós que atuamos nesse barco....

      Excluir
  118. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  119. Olá então eu tbem tive fratura na perna esquerda onde fraturei a tíbia e fíbula há 6 anos atrás foi difícil minha recuperação fraturei em julho de 2010 fiz cirurgia que foi colocado uma placa e 6 parafusos onde posso dizer que consegui caminhar mesmo em dezembro foram alguns meses de sofrimento onde nunca mais voltei igual antes não consigo correr direito depende do que faço ainda doi e um parafuso está saindo ano passado inflamou feio agora vou ter que fazer cirurgia para a retirada da placa e parafusos meu osso está bem recuperado e queria saber se tenho que ficar muitos dias de recuperação novamente pois irão mexer novamente e é estou com um pouco de medo se alguém souber me responder qto tempo de atestado será que vou ganhar e será que sofro muito para retirar isso tudo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone estou num grupo de fraturas e posso lhe afirmar por relatos que a retirada de placa e parafusos conforme relato é tranquila é só mesmo o tempo de cicatrização dos pontos ali na perna é bem rápida mesmo é um procedimento simples ..

      Excluir
  120. Oi sou edmilson, também tive uma fratura de fíbula, no dia 10 de março, jogando futebol na quadra tomei uma queda na senti que tinha quebrado, fui levado direto para o hospital, chegando lá fui direto para a sala de raio x, encaminhado para o ortopedista ele me dá a notícia. Fíbula quebrada e será preciso fazer uma cirurgia, fiquei muito triste. Ele colocou uma tala com faixas e fiquei 10 dias,voutei dia 20 de março para o hospital fiquei mais 5 dias esperando para fazer a cirurgia porque​era pela SUS. Dia 25 fiz a cirurgia, colocaram uma placa com 7 parafusos, no dia seguinte fui liberado pra ir para casa. Passados 19 dias após a cirurgia voltei ao médico para consulta, avaliado pelo médico mandou eu tirar os pontos e somente colocar o pé no chão sem por peso algum. Ele também me passou 20 sessões de fisioterapia mas demorou muito para marcar pois era pelo posto de saúde do SUS, voltando ao médico com 50 dias após a cirurgia e já fazendo fisioterapia boa notícia através do raio x,o osso está quase consolidado e eu estou somente usando uma moleta, voltarei dia 29 maio para retirar um parafuso que foi colocado na fíbula pra tíbia para a sustentação da placa. Acredito que após mais 15 dias esteja andando sem moleta, não vejo a hora de voltar a trabalhar denovo voltar às atividades. Muito bom compartilhar minha experiência. Obrigado melhoras

    ResponderExcluir
  121. Quebrei minha fíbula dia 22 maio 2017 um pouco abaixo do joelho vou ter que ficar 45 dias com gesso agora descobri que o gesso está muito apertado e como eu tenho problema no mesmo joelho acho que ele está inchado também é está me causando muitos desconforto estou preocupado

    ResponderExcluir
  122. Olá! amigas e amigos,
    Esse espaço é muito bom para trocarmos ideias nesse momento que estamos com tantas dificuldades e nos sentimos sozinhos com a nossa dor e deficiência temporária.
    Antônio, só agora vi o seu comentário, não saberia ajudá-lo pois eu não precisei engessar. Poderia te dar uma sugestão para o inchaço eu faço uma receitinha da vovó que é ARNICA. Existe a em gotas homeopáticas para tomar e cremes para massagear o pé e as pernas.
    Nesse momento estou vivendo uma segunda etapa do processo que imaginei nunca precisar passar.
    Precisei fazer uma nova cirurgia para retirar os parafusos e a placa que estava me incomodando.Estou bem, e percebendo que a cicatrização está sendo mais rápida e o pé inchou menos.
    Se alguém do grupo passou ou está passando por essa experiência eu gostaria de ouvi-los. Abraços á todos.

    ResponderExcluir
  123. Boa noite a todos
    Que bom que achei esse blog estava com muitas dúvidas e já encontrei algumas respostas dos amigos.
    Vim aqui para compartilhar também minha triste experiência de quebrar a fibula
    Dia 17/09/2017 em uma pancada em um Jet ski tive a lesão.
    No mesmo dia já tirei o raio X e foi diagnósticado a fratura,(dei sorte tudo pelo sus)uns 10cm acima do calcanhar, já fiquei internado para a cirurgia que ficou agendada para o dia 23/09.
    No dia da cirurgia o cirurgião olhou para o raio X e disse que não averia nessecidade de cirurgia e indicou a imobilização com gesso.
    Falta de um diagnóstico,correria dos médicos sei lá, sei que fiquei 06 dias no hospital HMU de Guarulhos atoa mas tá valendo.
    Tenho retorno com o médico dia 05/10/2017 estou com gesso só que estou notando que ele está meio mole na parte da sola do pé e juro que não molhei,o que vcs recomendam para uma boa recuperação
    Obrigado

    ResponderExcluir
  124. Hoje faz duas semanas que fraturei a fíbula jogando futebol. A fratura foi medial. O que achei estranho foi que não colocaram gesso alegando ser uma fratura simples, só me pediram pra repousar, gelo e elevação. Passou uma semana do ocorrido meu pé estava muito inchado e voltei pra ver se o osso não tinha saído mais do lugar. Por surpresa o osso já havia começado a "juntar" até o médico ficou assustado. Fiquei mais confortado porque foi outro médico e disse a mesma coisa, ou seja, não precisa de gesso. Hoje com duas semanas não sinto mais dor apenas um desconforto, meu tornozelo já desinchou e consigo andar bem limitado porém consigo, trabalho sentado e já volto a trabalhar daqui 5 dias. Queria saber se mais alguém teve essa "sorte", eu to muito desconfiado é esmola demais e o santo desconfia. O médico deu 45 dias pra voltar ao normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quebrei a Fibula em 31/08/2017.
      Não tive a mesma sorte sua.
      Ainda com gesso.
      Hoje faz 37 dias.
      Semana que vem volto no medico.
      Ai se tudo der certo fazer a fisioterapia

      Excluir
  125. Então pessoal, o blog tem sido de grande valia!
    Fraturei a fíbula e o médico recomendou cirurgia, acontece q pratico corrida e fico receoso nas sequelas.

    ResponderExcluir
  126. Oi, pessoal! Eu fraturei a fíbula TB e gostaria de saber se vcs ficaram sem fazer curativos pós cirurgia, pois o ortopedista que fez a cirurgia pediu somente para voltar nele uma semana depois. É natural ficar esse tempo todo sem fazer curativo?

    ResponderExcluir
  127. Olá, fraturei a fibula próximo ao tornozelo no dia 10/03/18, no dia 21/03/18 fiz cirurgia e coloquei a placa e seis parafusos. O médico pediu pra voltar após cinco dias para ver o local e trocar o curativo cada 4 dias. A retirada dos pontos correrá 16 dias após a cirurgia. O prazo para liberar o pé no chão é de 4 a 6 semanas.

    ResponderExcluir